Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Armando Burd Começa a contagem regressiva

Compartilhe esta notícia:

Entre as religiões, a evangélica é a mais suscetível à recomendação de suas congregações, segundo a pesquisa. (Foto: Nelson Jr./TSE)

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

A 7 de outubro do próximo ano, os brasileiros irão às urnas para decidir sobre o futuro. Será a chance. O jornalista Fernando Gabeira definiu em uma frase: “Só mesmo em 2018 a sociedade poderá responder a tantos anos de ultraje.”

Aperto geral
Gabinetes da Assembleia Legislativa trabalham na redação de centenas de emendas ao orçamento do Estado para 2018, cujo prazo de apresentação irá até terça-feira. A maioria acabará rejeitada sob alegação da falta de recursos. A relatora na Comissão de Finanças é a deputada Liziane Bayer.

Travou
Há seis semanas, a Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia não consegue votar o parecer do deputado Lucas Redecker, favorável ao plebiscito para venda de estatais. Motivo: a oposição se retira da reunião. Nesta terça-feira, haverá nova tentativa.

São os interesses…
Com esta notícia, não fica difícil descobrir de que lado está Sua Excelência: o ministro da Saúde, Ricardo Barros, defende a mudança na regra que impede o aumento de planos de saúde depois dos 60 anos.

Resiste apesar das críticas
Há muitas definições sobre isenção fiscal, mas nenhuma supera a de Everardo Maciel, secretário da Receita Federal de 1995 a 2002: “É a privatização do dinheiro público.” Uma espécie de obscurantismo econômico admitido por sucessivos governos.

Dinheiro jogado fora
As despesas das principais campanhas à Presidência da República atingirão bilhões de reais. Tudo para prometer, assumir o poder e administrar a massa falida.

Sem saída
Os prefeitos gaúchos, que ainda vão a Brasília em busca de alguns trocados, voltam desanimados: o Ministério das Cidades, com orçamento de 6,6 bilhões de reais para este ano, liberou apenas 1,8 bilhão de reais até setembro.

Drama dos caixas quebrados
Capítulo 1: governos atrasam o pagamento de salários de seus funcionários. Capítulo 2: o número de consumidores brasileiros com contas em atraso chegou a 60 milhões em setembro.

O que seria
Se a cláusula de barreira, aprovada em 2005 pelo Congresso Nacional, estivesse valendo, só 11 partidos teriam sobrevivido. O Supremo Tribunal Federal derrubou a vigência.

Vai piorar
Até a campanha de 2016, partidos com pelo menos nove deputados federais tinham direito de participar dos debates dos candidatos em rádio e TV. Entre as mudanças aprovadas esta semana, caiu a exigência para cinco congressistas, somando senadores e deputados federais. Com o número de participantes nos programas aumentando, ouvintes e telespectadores continuarão acompanhando respostas de dois minutos para cada pergunta. Quer dizer, ficarão sem aprofundamento e respostas incompletas dos candidatos.

Fora de cogitação
Por enquanto, falar em coligação nas eleições ao governo do Estado ficou pior do que deixar cair cinza de cigarro no tapete de um antitabagista. Depois, vai mudar.

Reprise
A ex-presidente Cristina Kirchner, que governou a Argentina entre 2007 e 2015, concorre ao Senado nas eleições legislativas do dia 22 deste mês. As pesquisas mostram que será eleita, passando a ter imunidade parlamentar. Enquanto isso, dinheiro leva seus aliados ao banco dos réus.
Qualquer semelhança com o que acontece em um país vizinho não é mera coincidência.

Lomba abaixo
A Justiça Federal decretou o bloqueio de bens e valores das 20 empresas da família Batista. No mercado financeiro, a sigla JBS passou a significar Já Baixou Sim.

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Armando Burd

A velha emenda e o terror em Las Vegas
Fatos históricos do dia 7 de outubro
https://www.osul.com.br/comeca-a-contagem-regressiva/ Começa a contagem regressiva 2017-10-07
Deixe seu comentário
Pode te interessar