Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
23°
Partly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Armando Burd Começa a intervenção

Compartilhe esta notícia:

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Ao final da entrevista coletiva na Secretaria da Fazenda, ontem, ficou evidente: as finanças do Estado passarão a ser tuteladas pelo Tesouro Nacional. Técnicos vindos de Brasília passaram dois dias examinando relatórios, o que se tornará hábito daqui para frente. A intervenção é o preço que o governo do Rio Grande do Sul paga pelos déficits acumulados em mais de 30 anos.

NOVO PACOTE
A análise inicial dos técnicos do Tesouro Nacional aponta para a necessidade de mais medidas de restrições nas despesas. O pacote em votação na Assembleia será insuficiente para garantir o socorro dos cofres federais. Novos e rigorosos projetos serão enviados ao Legislativo, já tendo o aval do governo federal. Consagra-se o velho ditado: manda quem pode, obedece quem precisa.

FALÊNCIA SEM RESTRIÇÕES
Desde 1937, a legislação norte-americana permite que municípios e estados peçam falência. Em 80 anos, foram registrados 700 casos. A cidade de Detroit, um dos polos automotivos mais fortes do mundo, usou o recurso em 2013, quando sua dívida chegou a 18 bilhões de dólares.

INCLUSÃO
Legisladores, cansados de ver a Lei de Responsabilidade Fiscal ser pisoteada no Brasil, avaliam propor alteração nas normas das falências, abrindo a possibilidade de uso no setor público. Acreditam que administradores não gostariam de ver exposta a falta de zelo com o dinheiro público, que hoje conseguem mascarar.

MERECEM TROFÉU
Mais uma para a Coleção Coisas Nossas, Muito Nossas: a Comissão que vai sabatinar Alexandre Moraes, indicado para o Supremo Tribunal Federal, tem 10 senadores investigados na Lava Jato. Com ar de inocência, nenhum se considera impedido.

EXEMPLO DE GESTÃO
O Grupo Hospitalar Conceição termina a semana com fatos para comemorar: 1) a visita de equipe técnica do Ministério da Saúde da Dinamarca, abrindo intercâmbio sobre tecnologia. 2) o funcionamento do Serviço de Neurorradiologia Intervencionista com procedimentos de resultados mais rápidos. 3) por indicação do Ministério da Saúde, foi assinado convênio com o Hospital Sírio-Libanês, de São Paulo, para qualificar o quadro técnico.

POLÊMICA ARRASTADA
A 10 de fevereiro de 1998, o Congresso foi cercado por 1 mil e 200 soldados, às vésperas da discussão da reforma da Previdência. Havia 3 mil pessoas na passeata e o temor era de invasão.

MANTENDO COERÊNCIA
Auditor fiscal da Fazenda, em início de carreira e animado com a perspectiva de exercer as funções usando extremo rigor, levou a namorada à casa dos pais para apresentá-la. A família não estranhou quando ela disse o nome: Nataxa.

RÁPIDAS

* Foi protocolado pelo deputado estadual Lucas Redecker projeto criando o ponto eletrônico para servidores do Executivo.

* O deputado federal Jones Martins passa a integrar a Comissão da Reforma Trabalhista na Câmara.

* Luiz Fernando Zachia foi nomeado diretor administrativo do Ceitec (Centro Nacional de Tecnologia Eletrônica Avançada), pertencente ao governo federal.

* IH (Índice de Humor), que mede as relações entre a Prefeitura de Porto Alegre e a Câmara Municipal, começa a melhorar.

* Divisão Perdida é o nome do filme que produtores querem filmar em Brasília. Nada melhor do que contratar a oposição para o elenco.

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Armando Burd

Não há lance mágico
Ops! Olho na letra
https://www.osul.com.br/comeca-a-intervencao/ Começa a intervenção 2017-02-10
Deixe seu comentário
Pode te interessar