Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
19°
Mostly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Saúde Comer pão e batata torrados demais pode elevar risco de câncer

Compartilhe esta notícia:

Ao fazer uma torrada, por exemplo, o açúcar, os aminoácidos e a água do pão se combinam e fazem com que seja produzida mais acrilamida conforme o pão escurece. (Foto: Reprodução)

Comer pão e batatas torrados demais leva a uma maior ingestão de uma substância química que pode causar câncer, alertou a agência para padrões de alimentos do governo britânico. Em vez de tostar, fritar ou assar o alimento até ficar marrom, a FSA (Food Standards Agency) recomenda fazer isso até que atinjam no máximo uma cor dourada.

É que torrar alimentos com muito amido, ao fritá-los, assá-los ou grelhá-los por um longo tempo em altas temperaturas, leva a uma produção elevada de acrilamida. Ela está presente em vários alimentos e é um derivado natural do processo de cozimento. Mas pesquisas com animais apontaram que pode ser tóxica para o DNA e levar ao surgimento de tumores. Os cientistas da FSA acreditam que o mesmo pode ocorrer em humanos.

No entanto, uma porta-voz da Cancer Research UK, organização britânica dedicada a estudos sobre câncer, afirma que esse efeito em pessoas não é comprovado.

Os níveis mais altos da acrilamida são encontrados em alimentos com bastante amido que foram cozidos – industrialmente ou em casa – a mais de 120°C, como batata frita, pão, cereais matinais, biscoitos, bolachas, bolos e café. Ao fazer uma torrada, por exemplo, o açúcar, os aminoácidos e a água do pão se combinam e fazem com que seja produzida mais acrilamida conforme o pão escurece, um processo que altera também seu sabor e aroma. Quanto mais torrado o pão, mais dessa substância estará presente nele.

A FSA diz ainda não estar claro quanta acrilamida pode ser tolerada pelo corpo humano, mas acredita que estamos ingerindo essa substância em excesso. Os possíveis efeitos da ingestão excessiva de acrilamida são um aumento do risco a longo prazo de desenvolver câncer ou problemas nos sistemas nervoso e reprodutivo.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Saúde

O papa fez uma surpresa e celebrou o casamento de uma brasileira
Alimentação com menos sal poderia salvar milhões de vidas
https://www.osul.com.br/comer-pao-e-batata-torrados-demais-pode-elevar-risco-de-cancer/ Comer pão e batata torrados demais pode elevar risco de câncer 2017-02-12
Deixe seu comentário
Pode te interessar