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Brasil Comercial de O Boticário com casais gays gera polêmica e chega ao Conar

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Vídeo em alusão ao Dia dos Namorados virou alvo de protestos. (Foto: Reprodução)

A campanha de Dia dos Namorados da empresa O Boticário que mostra diferentes tipos de casais, heterossexuais e homossexuais, trocando presentes, virou alvo de protestos e ameaça de boicote à marca nas redes sociais e até de denúncia ao Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária). O órgão informou nessa terça-feira que, depois de receber mais de 20 reclamações de consumidores que consideraram a peça “desrespeitosa à sociedade e à família”, abriu um processo para julgar a propaganda. Ainda não há data marcada para o julgamento.

A página da marca de cosméticos no Facebook também recebeu uma enxurrada de manifestações, incluindo mensagens de teor homofóbico, mas também muitos elogios à propaganda. No YouTube, acabou se instalando uma espécie de “competição” para ver se o comercial ganhava mais aprovações ou reprovações. Na tarde dessa terça-feira, por volta das 17h, os “likes” (sinais de aprovação) ultrapassaram os “dislikes” (sinais de reprovação), com número de 172.833 contra 149.622.

Internautas chegaram também a registrar protestos no Reclame Aqui, site de reclamações sobre atendimento, compra e venda de produtos e serviços. “O Boticário perdeu a noção da realidade, empurrando essa propaganda que desrespeita a família brasileira. Não tenho preconceito mas acho que a propaganda é inapropriada para a TV aberta, a partir de hoje não compro mais nem um só sabonete lá e eu era cliente”, escreveu um consumidor.

Desde o dia 25 de maio, quando o vídeo foi lançado, até o dia 1 de junho, foram 90 reclamações abertas, sendo 84 delas contra e seis a favor da propaganda, segundo o Reclame Aqui. O Boticário não se manifestou.

A marca anunciou o lançamento do comercial como uma defesa da “diversidade do amor”, “além das convenções”. Em nota enviada ao Reclame Aqui, o Boticário reforçou o seu posicionamento: “O Boticário acredita na beleza das relações, presente em toda sua comunicação. A proposta da campanha ‘Casais’, que estreou em TV aberta no dia 24 de maio, é abordar, com respeito e sensibilidade, a ressonância atual sobre as mais diferentes formas de amor – independentemente de idade, raça, gênero ou orientação sexual – representadas pelo prazer em presentear a pessoa amada no Dia dos Namorados. O Boticário reitera, ainda, que valoriza a tolerância e respeita a diversidade de escolhas e pontos de vista”, afirmou.

O Conar informou, por meio da sua assessoria de imprensa, que a abertura do processo para julgar o comercial não impede que a propaganda continue a ser veiculada. O órgão costuma ser cauteloso em casos envolvendo questões morais e o código de autorregulamentação publicitária veda qualquer tipo de preconceito. A previsão é que o caso seja julgado pelo conselho de ética do Conar em até 45 dias.

Novo ponto de vista

Em abril, o bombom Sonho de Valsa também trouxe um novo ponto de vista sobre o amor em campanha que entrou em rede nacional. Com o mote “Pense Menos, Ame Mais”, a propaganda mostrou casais de diversos tipos em beijos apaixonados, enquanto o narrador levanta hipóteses sobre seus pensamentos. No filme de 60 segundos, são mostrados um casal de idosos, um branco e uma negra, uma gestante e seu marido, um homem em uma cadeira de rodas e uma mulher sentada em seu colo e também um casal de homossexuais do sexo feminino. Segundo o Conar, não chegaram reclamações ao órgão contra o comercial.

Silas Malafaia

O pastor Silas Malafaia, 58 anos, entrou na polêmica em torno do anúncio de O Boticário. Ele publicou no YouTube um vídeo em que classifica o comercial como “promoção de homossexualismo”. “Sou contra e estou aqui pra dizer (…) a família é milenar, homem, mulher e sua prole. (…) Tenho o direito de preservar macho e fêmea, porque essa é a história da civilização humana.” (AG e Natália Portinari/Folhapress)

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https://www.osul.com.br/comercial-de-o-boticario-com-casais-gays-gera-polemica-e-chega-ao-conar/ Comercial de O Boticário com casais gays gera polêmica e chega ao Conar 2015-06-03
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