Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
23°
Partly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Concessão de vistos de trabalho para estrangeiros cai 21% no Brasil

Compartilhe esta notícia:

Queda é resultado da crise econômica brasileira (Foto: Reprodução)

O Brasil perdeu atratividade na rota de trabalho internacional. A concessão de vistos de trabalho para estrangeiros caiu 21,12% em 2015, último dado disponível, somando 36.868 autorizações. O levantamento foi feito com base em estatísticas da Coordenação Geral de Imigração do Ministério do Trabalho. Quase metade desses profissionais foi para o Estado do Rio de Janeiro.

“É uma queda natural que acompanha o momento econômico que estamos vivendo”, afirma Luiz Alberto Matos dos Santos, coordenador-geral substituto de imigração do Ministério do Trabalho. Segundo Marta Mitico, sócia-fundadora do escritório BR-Visa, empresa que presta consultoria e assessoria em imigração, o cenário econômico internacional e a crise no País contribuíram para a queda. “A crise internacional somada à crise de credibilidade institucional traçaram caminho para a queda de investimentos no Brasil e da vinda de estrangeiros. Com a economia tão volúvel, os empregadores estão mais conservadores”, explica.

A variação cambial também pesou nesse movimento. Muitos desses expatriados buscam fazer sua poupança em dólar. Em 2015, a moeda brasileira perdeu 48% do seu valor na comparação com o dólar. Ficou, portanto, menos interessante para um estrangeiro receber em real.

Quando a economia brasileira ia bem, o País ganhou destaque internacional e foi apontado como um mercado emergente e atrativo para investimentos. Um dos momentos mais emblemáticos foi em novembro de 2009, quando o Brasil ganhou a capa da revista The Economist, com uma foto do Cristo Redentor “decolando”. Entre 2008 e 2013, o Brasil era uma promessa de crescimento em um contexto em que os Estados Unidos e a Europa enfrentavam um cenário de crise.

Nesse contexto, o Brasil viveu um “boom” de profissionais estrangeiros entre 2011 e 2013, quando mais de 198 mil chegaram ao País, segundo dados do Ministério do Trabalho. Foram 69.077 em 2011, passando para 67.220 em 2012 e 62.387 em 2013.

Mas, a partir de 2014, a crise política e econômica fez o Brasil sair do radar das empresas e investidores. Com esse cenário, investimentos foram deslocados para outros países e os profissionais estrangeiros também mudaram a sua rota. Além disso, o custo de manter um expatriado no Brasil fez com que muitas empresas reavaliassem o seu quadro de expatriados.

A redução de vistos de trabalho no ano passado foi ainda maior para os profissionais qualificados. O número de autorizações caiu de 37,04%, de 28.497 em 2014 para 17.940. A maior queda foi para profissionais com nível superior completo, que chegou a 15.947 em 2015, quase 10 mil a menos do que o registrado em 2014. As autorizações para trabalhadores com ensino médio completo também registraram queda, de 17.755, em 2014, para 11.028, em 2015. (AG)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

A Ordem dos Advogados do Brasil entrou na Justiça contra a cobrança das taxas de bagagem pelas empresas aéreas
Depoimentos dos executivos da Odebrecht na Operação Lava-Jato serão entregues ao Supremo nesta segunda-feira
https://www.osul.com.br/concessao-de-vistos-de-trabalho-para-estrangeiros-no-brasil-cai-21/ Concessão de vistos de trabalho para estrangeiros cai 21% no Brasil 2016-12-18
Deixe seu comentário
Pode te interessar