Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Coreia do Norte diz que testou com sucesso um míssil “capaz de alcançar qualquer parte do mundo”

Compartilhe esta notícia:

TV mostra o lançamento do míssil norte-coreano. (Foto: AFP)

A Coreia do Norte anunciou nesta terça-feira (04) que testou com sucesso um ICBM (míssil balístico intercontinental) “capaz de alcançar qualquer parte do mundo”. A emissora estatal KCTV informou que o novo míssil, batizado de Hwasong-14, alcançou uma altura máxima de 2.802 quilômetros e percorreu 933 quilômetros em 39 minutos, caindo no mar do Japão.

No anúncio, realizado pela locutora Ri Chun-hee, responsável por dar as notícias mais importantes do regime do ditador norte-coreano, Kim Jong-un, foi informado que ele deu pessoalmente a ordem para lançar o projétil. O canal exibiu imagens da ordem de Kim Jong-un, com data de segunda-feira e escrita à mão, na qual o ditador determina o teste. “A República Popular Democrática da Coreia tornou-se uma potência nuclear imponente com o mais poderoso dos ICBM capaz de atingir qualquer parte do mundo”, disse a apresentadora.

“O teste com êxito de um ICBM é um avanço maior na história de nossa república”, completou a emissora. O teste seria um grande passo dentro do programa armamentista norte-coreano, que pretende desenvolver mísseis ICBM capazes de equipar bombas nucleares e alcançar o território americano.

Os Estados Unidos e a Rússia afirmam, no entanto, que o dispositivo se trata de um míssil de alcance médio. Os dois países garantem que o teste não colocou em risco seus territórios.

O presidente dos EUA, Donald Trump, criticou a atitude de Pyongyang em seu Twitter. “Esse cara não tem mais nada de melhor para fazer da vida?”, questionou, a respeito de Kim Jong-un. “É difícil acreditar que Japão e Coreia do Sul vão suportar isto por muito mais tempo”, completou. “Talvez a China faça um movimento duro com a Coreia do Norte e acabe com este absurdo de uma vez por todas”, escreveu em outro tuíte.

China

Aliada histórica do regime norte-coreano, a China pediu “contenção” a todas as partes e esforços para superar de forma pacífica as tensões. O presidente chinês Xi Jinping, que viajou na segunda-feira a Moscou, concordou com o colega russo Vladimir Putin sobre a necessidade de “diálogo e negociação”, informou a agência estatal Xinhua.

Japão

O Ministério da Defesa do Japão disse que os detalhes do míssil estão sendo analisados, para que o país possa determinar qual foi o tipo de dispositivo lançado pela Coreia do Norte. O primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, disse que a Coreia do Norte ignora de forma repetida advertências da comunidade internacional, e anunciou que o Japão vai trabalhar para aumentar a pressão e que planeja pedir aos presidentes da China e da Rússia para que tomem atitudes sobre o tema.

Rússia

As Forças Armadas russas afirmaram que observaram o lançamento, considerando que se trata de um projétil de médio alcance que não ameaçou o território russo. “Os dados de voo paramétricos do objeto balístico correspondem às características táticas e técnicas de um míssil balístico de médio alcance”, afirmou o Ministério da Defesa em um comunicado.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

A Rússia disse ter provas de que a Ucrânia derrubou um avião da Malásia em 2014
Uma brasileira morreu na Argentina ao transportar cocaína em seu estômago
https://www.osul.com.br/coreia-norte-diz-que-testou-com-sucesso-um-missil-capaz-de-alcancar-qualquer-parte-mundo/ Coreia do Norte diz que testou com sucesso um míssil “capaz de alcançar qualquer parte do mundo” 2017-07-04
Deixe seu comentário
Pode te interessar