Últimas Notícias > Notícias > Brasil > Justiça marca julgamento de Lula no caso do triplex para o dia 24 de janeiro

Decisão fica com o Senado

A decisão diante das denúncias comprovadas contra Aécio Neves caberá ao Senado. (Foto: Marri Nogueira/Agência Senado)

O Supremo Tribunal Federal deu ontem uma aula sobre o conceito de separação dos poderes, cuja origem remonta à Grécia Antiga. Executivo, Judiciário e Legislativo devem atuar de forma separada, independente e harmônica. Significa que uma medida cautelar não pode afastar um parlamentar. A decisão diante das denúncias comprovadas contra Aécio Neves caberá ao Senado. Por se tratar de uma casa de amigos, o parlamentar mineiro dificilmente sofrerá punição.

Incrível

Não se viu reação dos prejudicados com a mordida que o fundo público de financiamento de campanhas eleitorais dará em 30 por cento das emendas de bancadas previstas no orçamento federal. Chega ao nível do absurdo cortar recursos que se destinam à compra de ambulâncias e à construção de novos postos de saúde e salas de aula, entre outros auxílios.

O choro é livre

O secretário estadual da Fazenda, Giovani Feltes, ontem em Brasília teve mais um round com a comandante da Secretaria do Tesouro Nacional, Ana Paula Vescovi, para discutir o acordo já assinado pelo Rio de Janeiro, que dispensa por três anos o pagamento da dívida com a União. As exigências começam pela desistência de ações do Rio Grande do Sul contra o governo federal em busca de dinheiro que merece receber.

Não anda

A paralisação das votações no plenário da Assembleia impede a formação de Comissão de Representação Externa para tratar do calote aplicado pelo governo federal nos estados com a Lei Kandir.

Chutes fortes

O Grenal na tribuna da Assembleia, ontem à tarde, teve como protagonistas os deputados Zé Nunes e Marcel van Hattem. Ao velho estilo: do queixo para baixo, vale tudo.

Pela segurança

Em pronunciamento no plenário da Câmara, o deputado federal Jones Martins referiu-se ao Dia da Guarda Municipal, sugerindo que sejam adotadas medidas que permitam o uso de armas por integrantes das corporações, mesmo fora de serviço. Destacou o papel dos profissionais que lutam pela segurança pública nos municípios. “Cada vez mais dependemos destas corporações. Porém, mais do que homenagens ou destacar a importância deles, que sirva para que os deputados se mobilizem e aprovem medidas que estimulem os guardas municipais a trabalhar pela segurança de todos”, afirmou Jones.

Dá pra desconfiar

Com apoio de Marcos Coimbra, diretor da Vox Populi, Luiz Inácio Lula da Silva busca um assessor de marketing para sua campanha. Estranho: dirige um instituto de pesquisas eleitorais e ao mesmo tempo é conselheiro de um candidato.

Em busca de uma vaga

O brigadeiro Raul Dias assinará ficha de filiação ao PP na próxima terça-feira e concorrerá à Assembleia Legislativa. Por 42 anos, Dias prestou serviços à Força Aérea Brasileira. De 2007 a 2008, dirigiu o Quinto Comando Aéreo Regional. De 2012 até o começo deste ano, coordenou o Comitê da Indústria de Defesa e Segurança do Rio Grande do Sul, órgão da Fiergs.

Outros tempos

O ministro da Fazenda, Delfim Netto, declarou a 12 de outubro de 1967, que o aumento salarial dos funcionários públicos, em 1968, não passaria de 20 por cento.

Há 25 anos

A 12 de outubro de 1992, Ulysses Guimarães morreu num acidente de helicóptero, em Angra dos Reis, litoral do Rio de Janeiro. No voo também foram vítimas sua esposa, Dona Mora, Severo Gomes, senador de 1983 a 1991, a esposa Anna Maria e o piloto. Nunca encontraram o corpo de Ulysses.

Cardápio tradicional

Em meio ao jejum das finanças públicas, a maioria dos governos demonstra que não controla o apetite tributário

Deixe seu comentário: