Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
23°
Showers in the Vicinity

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Advogado quer o passaporte de Lula de volta, alegando que não há risco de fuga, pois ele é candidato a presidente da República

Compartilhe esta notícia:

Cristiano Zanin é o favorito de Lula para assumir a vaga de Ricardo Lewandowski. (Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil)

A defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva informou nesta sexta-feira (26) ter recorrido ao TRF-1 (Tribunal Regional Federal da 1ª Região) para obter de volta o passaporte do petista e a permissão para deixar o Brasil.

O habeas corpus é dirigido à segunda instância da Justiça Federal em Brasília e busca derrubar decisão do juiz Ricardo Leite, que proibiu Lula de deixar o País e determinou a apreensão do passaporte do ex-presidente.

Leite apontava risco de fuga e asilo político de Lula no exterior após a decisão do TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região), em Porto Alegre, na última quarta (24) que manteve a condenação dele por corrupção e lavagem de dinheiro no caso do triplex.

Na ação ao TRF-1, os advogados dizem que a decisão feriu o direito de ir e vir de Lula e que ele não pretende se fixar em outro país porque quer se lançar candidato à Presidência no Brasil.

O paciente já demonstrou suficientemente ter laços fortíssimos com o País, ter cooperado nas ações penais que tramitam em seu desfavor – jamais se negando a comparecer a qualquer ato quando intimado –, e não haver qualquer perigo de cometimento de prática criminosa”, afirmou a defesa.

Os advogados também dizem que a viagem que o presidente pretendia fazer à Etiópia nesta sexta foi comunicada previamente às autoridades. No país africano, ele participaria de evento que discute o combate à fome.

Estarrecimento

A defesa de Lula disse que recebeu “com grande estarrecimento” a notícia da apreensão do passaporte do ex-presidente. “Com grande estarrecimento recebemos a notícia de uma decisão proferida pelo juízo da 10ª. Vara Federal de Brasília que proibiu o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva de deixar o País e determinou a apreensão do seu passaporte. O juiz fundamentou a decisão em processo que não está sob sua jurisdição”, afirma, em nota, o advogado Cristiano Zanin Martins, que defende o petista.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

A greve dos médicos peritos do INSS passa de quatro meses e já é a mais longa realizada pela categoria no Brasil
Fim de ano teve o menor índice de voos atrasados desde 2007
https://www.osul.com.br/defesa-de-lula-se-disse-estarrecida-com-proibicao-de-o-ex-presidente-sair-do-pais/ Advogado quer o passaporte de Lula de volta, alegando que não há risco de fuga, pois ele é candidato a presidente da República 2018-01-26
Deixe seu comentário
Pode te interessar