Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
23°
Partly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Armando Burd DEZ ANOS DE RESISTÊNCIA

Compartilhe esta notícia:

(Foto: Divulgação)

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

A 15 de fevereiro de 2006, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva enviou mensagem ao Congresso Nacional, na abertura do ano legislativo, reconhecendo a procedência de denúncias de desvios em seu governo, feitas pelo ex-deputado federal Roberto Jefferson.

Citou o início de auditoria especial nos Correios em função de fita de vídeo que mostrou um funcionário recebendo propina, ponto de partida para o escândalo do mensalão.

Enfatizou que as acusações levaram a mais de 50 exonerações. Não foram suficientes para corrigir os desvios que se estenderam e contaminaram a Petrobras.

Dez anos era suficientes para fazer correções. Os governos do PT, porém, não conseguiram se desvencilhar do emaranhado que envolveu seus dirigentes e empreiteiros. As investigações da Polícia Federal e as denúncias do Ministério Público se aprofundaram a ponto de levar muitos ao cumprimento de penas.

Mesmo diante dos episódios de corrupção, o partido venceu as eleições presidenciais de 2006, 2010 e 2014. Pela frente terá dois grandes desafios: as eleições municipais deste ano e a presidencial de 2018. Pretende demonstrar que, apesar dos acontecimentos, terá fôlego e respaldo popular para vencê-las.

RISCOS

A mensagem do presidente Fernando Henrique Cardoso chegou ao Congresso a 15 de fevereiro de 1996. Em um trecho, ressaltou que “a retomada do desenvolvimento se dará a médio e longo prazo se forem consolidadas as condições de estabilidade social e política obtidas em 1995. O risco da volta da hiperinflação não estará afastado enquanto não se eliminarem três obstáculos: o atraso, a cultura do déficit público e o corporativismo.”

Os dois últimos constam ainda na coluna das metas não atingidas.

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Armando Burd

Rio na vitrine
No tempo em que sobravam votos
https://www.osul.com.br/dez-anos-de-resistencia/ DEZ ANOS DE RESISTÊNCIA 2016-02-15
Deixe seu comentário
Pode te interessar