Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Eleição na França: saiba como funciona a votação para presidente, que acontece neste domingo

Compartilhe esta notícia:

Empate quádruplo deixa em aberto as eleições francesas (Foto: Reprodução)

Aproximadamente 47 milhões de eleitores estão registrados para votar no primeiro turno, neste domingo (23), quando os franceses começam a escolher o seu próximo presidente da república e sucessor de François Hollande. O segundo turno, se ocorrer, está marcado para 7 de maio.

O chefe de Estado na França é eleito por sufrágio universal direto, em votação uninominal majoritária em dois turnos, por um mandato de cinco anos, renovável uma vez. O eleito deve obter a maioria absoluta dos votos válidos em um ou dois turnos, independentemente da taxa de participação.

O voto em branco não é reconhecido na França. Esses votos são contados separadamente dos votos nulos e somados como tal na ata de cada colégio eleitoral, não sendo levados em conta no cálculo dos votos válidos.

Os últimos ex-presidentes da França foram: o socialista François Hollande (atual, desde 2012); Nicolas Sarkozy (2007-2012), de direita;  Jacques Chirac (1995-2007 – um mandado de sete anos e outro de cinco), também de direita; e o socialista François Mitterrand (1981-1995 dois mandatos de sete anos).

Em 2017 os franceses terão 11 candidatos para escolher. Os favoritos são Marine Le Pen, da Frente Nacional, extrema-direita, de 48 anos; François Fillon, do partido “Os Republicanos”, de direita, com 63 anos; Emmanuel Macron, de centro, do movimento “Em Marcha!”, de 39 anos; e Jean-Luc Mélenchon, da esquerda radical “França Insubmissa”, com 65 anos.

As pesquisas entre estes quatro se aproximam e quem ficou distante foi o socialista Benoît Hamon, de 49 anos. Há ainda os soberanistas Nicolas Dupont-Aignan, de 56 anos, Jacques Cheminade, de 75 anos, e François Asselineau, 59 anos; os trotskistas Nathalie Artahud, de 47 anos, e Philippe Poutou, de 50 anos; e o pastor Jean Lassalle, de 61 anos.

Estão inscritos 46,97 milhões de eleitores, dos quais 1,3 milhão de residentes franceses no exterior. Conforme a rádio Europe 1, foram impressos mais de 1 milhão de cédulas com mais de 1,3 toneladas de papel reciclado.

Os 66.546 locais de votação na França vão abrir às 8h (3h no horário de Brasília) e fecharão às 19h (14h no horário de de Brasília), uma hora mais tarde do que nas eleições presidenciais anteriores. E em algumas cidades grandes a votação vai até às 20h locais.

A votação acontece excepcionalmente neste sábado (22) nas Antilhas Francesas, Guiana (América do Sul), em Saint Pierre e Miquelon (arquipélago francês da América do Norte) e Polinésia Francesa (Pacífico sul).

Serão mobilizados mais de 50 mil policiais e gendarmes, apoiados por 7 mil militares da operação Sentinela para garantir a segurança do pleito.

A lei francesa proíbe a publicação de resultados, exceto aqueles relacionados à participação, antes do encerramento da votação às 20h locais para evitar influenciar os eleitores, mas as primeiras estimativas serão atualizadas durante a noite.

Caso ocorra segundo turno ele será disputado pelos dois candidatos que obtiverem o maior número de votos no primeiro turno. Nenhum candidato foi eleito no primeiro turno por sufrágio universal sob a V República, que neste domingo pode eleger seu oitavo presidente. A posse deve ocorrer até 14 maio.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Iluminação do Paço Municipal passará por restauração
Quadrilha explode agência bancária e faz reféns no Vale do Taquari
https://www.osul.com.br/eleicao-na-franca-saiba-como-funciona-votacao-para-presidente-que-acontece-neste-domingo/ Eleição na França: saiba como funciona a votação para presidente, que acontece neste domingo 2017-04-21
Deixe seu comentário
Pode te interessar