Sexta-feira, 26 de abril de 2024

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Em mensagem de Natal, o papa pediu respeito às diferenças

Compartilhe esta notícia:

Na tradicional "Urbi et Orbi", o pontífice pediu "fraternidade entre pessoas com ideias diferentes". (Foto: Reprodução)

O papa Francisco, em sua mensagem de Natal ao mundo, pediu às pessoas nesta terça-feira (25) que vejam as diferenças como uma fonte de riqueza em vez de perigo e solicitou a reconciliação em lugares dilacerados por conflitos. O pontífice entregou a tradicional mensagem papal “Urbi et Orbi” (Para a Cidade e o Mundo) a milhares de pessoas na Praça de São Pedro.

Em seu discurso, no que parecia ser uma referência ao clima político estridente em vários países, Francisco pediu “fraternidade entre pessoas com ideias diferentes, mas capazes de respeitar e ouvir umas às outras”.

Francisco, o primeiro papa da América Latina, aludiu à polarização sobre a migração, dizendo que Deus quer “amor, aceitação, respeito por esta pobre humanidade nossa, que todos nós compartilhamos em uma grande variedade de raças, línguas e culturas”. “Nossas diferenças, então, não são um prejuízo ou um perigo. São uma fonte de riqueza”, afirmou o papa.

Francisco pediu a retomada do diálogo entre israelenses e palestinos para “empreender uma jornada de paz que ponha fim a um conflito que por mais de 70 anos dilacerou a terra escolhida pelo Senhor para mostrar sua face de amor”.

Ele pediu à comunidade internacional que trabalhe por uma solução política na Síria e disse esperar que uma trégua negociada na guerra civil do Iêmen traga alívio para uma população exaurida pela violência e pela fome. O papa, nascido na Argentina, também pediu a harmonia social na Nicarágua e na Venezuela. “Que este momento de bênção permita à Venezuela encontrar a harmonia novamente”, disse.

Os milhões de refugiados ou pessoas deslocadas na África que precisam de assistência humanitária e segurança alimentar não devem ser esquecidos, disse ele. Na Ucrânia, ele pediu “uma paz respeitosa dos direitos de todas as nações”. As relações da Ucrânia com a Rússia foram travadas desde que Moscou anexou a Crimeia em 2014 e apoiou os separatistas pró-russos no Leste da Ucrânia.

Ganância

O papa apontou para a “ganância insaciável” e a ostentação de bens materiais durante a Missa do Galo celebrada na segunda-feira (24), na Basílica de São Pedro, no Vaticano.

Para ele, o homem deve passar por momentos de reflexão: “Será verdade que preciso de tantas coisas, de receitas complicadas para viver? Quais são os contornos supérfluos de que consigo prescindir para abraçar uma vida mais simples?”

Francisco completou dizendo que é preciso superar o egoísmo e evitar cair “na mundanidade e no consumismo”. “Diante da manjedoura, compreendemos que não são os bens que alimentam a vida, mas o amor; não a voracidade, mas a caridade; não a abundância ostentada, mas a simplicidade que devemos preservar”, disse ainda.

Francisco não só criticou a ostentação em abundância e indicou caminhos para a simplicidade, mas também falou sobre dividir o pão – ou seja, as pessoas não só acumulam riquezas e as ostentam, mas também não ajudam quem vive em más condições. “Não devorar e acumular, mas partilhar e dar”, apontou o papa.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

A Justiça do Japão autorizou a liberdade sob fiança do braço direito do executivo brasileiro e ex-presidente da Nissan Carlos Ghosn
O Ministério Público de Goiás suspendeu o recesso de fim de ano para apurar as denúncias contra o médium João de Deus
https://www.osul.com.br/em-mensagem-de-natal-papa-pede-respeito-as-diferencas/ Em mensagem de Natal, o papa pediu respeito às diferenças 2018-12-25
Deixe seu comentário
Pode te interessar