Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
23°
Partly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo O Estado Islâmico se apoderou da antiga fortaleza de Osama bin Laden no Afeganistão

Compartilhe esta notícia:

Autoridades alertam para o apelo jovem dos extremistas na região. (Foto: Reprodução)

Tora Bora, o reduto nas montanhas que já foi a fortaleza de Osama bin Laden, caiu nas mãos do EI (Estado Islâmico) na manhã dessa quarta-feira, dando aos extremistas uma significativa vitória estratégica e simbólica, de acordo com autoridades afegãs e moradores locais. Combatentes talibãs que anteriormente controlavam o extenso complexo de cavernas e túneis fugiram durante a noite depois de um ataque determinado do EI que durou uma semana, segundo moradores de aldeias que fugiam da região.

Hazrat Ali, um membro do Parlamento e importante chefe guerreiro da área que ajudou os Estados Unidos a capturarem Tora Bora da Al Qaeda em 2001, disse que a ofensiva foi provocada pela decisão norte-americana de despejar a chamada “mãe de todas as bombas” sobre a rede de túneis do EI no distrito de Achin, em abril. Com quase 10 mil quilos, ela seria a maior bomba não nuclear já utilizada.

O EI então decidiu transferir seu refúgio para as cavernas e túneis em Tora Bora, segundo Ali. “Cerca de mil militantes do EI se reuniram perto de Tora Bora para capturar a área”, disse Ali. “Eu informei às forças do governo para atacá-los e disse que estavam tentando capturar Tora Bora, mas elas não deram atenção.”

Um policial afegão local confirmou que a fortaleza havia sido dominada. “O EI capturou Tora Bora e áreas ao seu redor”, disse. “Os anciãos das tribos estão aqui em meu escritório. Todos escaparam da área ontem à noite.” Ele falou sob a condição do anonimato porque não tinha autorização para falar à mídia.

Zabihullah Mujahid, um porta-voz do Taleban na região, negou que Tora Bora tivesse caído sob o domínio de seus rivais insurgentes. “A luta está ocorrendo na área de Tora Bora entre o EI e nossos mujahidin”, declarou Mujahid pelo serviço de mensagens Viber. “É a linha de frente entre nossos mujahidin e o EI. Ninguém avançou nessa área.”

Ele acusou os EUA de efetuar ataques aéreos em apoio ao EI, mas autoridades locais e moradores negaram ter ouvido esses ataques. Os moradores disseram que os talibãs tinham fugido.

“Os talibãs escaparam da área ontem à noite e nos deixaram para o EI com nossas mulheres e filhos”, disse Juma Gul, um idoso da tribo do vale de Suleymankhel, próximo a Tora Bora, que disse estar entre as centenas de famílias que fugiram da área depois que o EI tomou o controle. “Não houve resistência do Taleban contra o EI, e as tribos locais não tinham como combatê-los, por isso nós simplesmente fugimos.”

Os militantes agora têm uma base de fácil defesa em Tora Bora, disse Ali, assim como acesso a muitas outras partes da província de Nangarhar pelas montanhas Spin Ghar, ao longo da fronteira paquistanesa, onde se situa Tora Bora. “O EI tem um enclave e vai capturar essas áreas uma após outra”, disse ele.

Ali tem ampla experiência na luta contra a Al Qaeda na região, mas também foi acusado de ter ajudado Bin Laden a escapar de Tora Bora em dezembro de 2001, supostamente traindo seus aliados dos EUA e do Afeganistão quando se aproximou da liderança da Al Qaeda. Ali negou ter feito isso.

O Estado Islâmico em Khorasan, como são conhecidos os militantes no Afeganistão e no Paquistão, não têm ligação direta com a Al Qaeda, que é em geral uma força esgotada nessa área. Mas o EI foi formado originalmente por elementos da Al Qaeda, e os dois grupos têm muitas semelhanças doutrinárias.

Forças do governo e seus aliados da coalizão na área de Tora Bora se envolveram em poucas lutas recentes contra os talibãs que estão entrincheirados ali, apoiados por tribos locais na fronteira montanhosa com o Paquistão. Mas desde março forças afegãs apoiadas pelas tropas de Operações Especiais dos EUA vêm montando uma vigorosa campanha contra o EI no distrito de Achin, também na cadeia de Spin Ghar, mas a cerca de 80 km a leste de Tora Bora.

Os militares americanos disseram que mataram centenas de combatentes do EI na área de Achin, incluindo o “emir” do EI em Khorasan, xeque Abdul Hasib. Este foi um comandante do Taleban no Paquistão, que rompeu com eles para unir-se ao EI. Esse grupo e o Taleban vêm competindo selvagemente pelo domínio nas áreas que controlam, mas os do EI, mais radicais, dominaram o distrito de Achin, além de território no sul da província de Nangarhar.

Apelo jovem

As autoridades do Taleban estão preocupadas com a atração do EI aos jovens combatentes impacientes com o progresso da insurgência, que já dura 15 anos.

Na área de Tora Bora, os moradores estavam irritados com os talibãs e com o governo por permitirem que o EI dominasse. Malak Tor, um líder tribal do distrito de Pachir Agam, onde se localiza Tora Bora, queixou-se de que os pedidos dos moradores para que o governo montasse uma ofensiva para proteger Tora Bora foram ignorados.

O presidente Ashraf Ghani ordenou na quarta-feira que o 201º Corpo do Exército Nacional Afegão avance contra o EI nos distritos que incluem Tora Bora, segundo Attaullah Khogyani, porta-voz do governador da província de Nangarhar. Alim Eshaqzai, o vice-governador, disse que autoridades de segurança iniciarão operações por terra, ar e de artilharia contra o EI assim que possível. (Folhapress)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

A Polícia Federal prendeu o agressor do presidenciável Jair Bolsonaro e confirmou a abertura de inquérito sobre o incidente
Vejas as dicas e as melhores formas para acumular milhas nos programas das companhias aéreas
https://www.osul.com.br/estado-islamico-captura-antiga-fortaleza-de-bin-laden-no-afeganistao/ O Estado Islâmico se apoderou da antiga fortaleza de Osama bin Laden no Afeganistão 2017-06-14
Deixe seu comentário
Pode te interessar