Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
19°
Light Rain

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Colunistas A injustiça contra Lula

Compartilhe esta notícia:

Vox Populi fez pesquisa entre sexta-feira e sábado em meio ao calor da “prisão” do ex-presidente Lula. (Foto: Paulo Pinto/Fotos Públicas)

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Beatriz Fagundes

Pesquisa Vox Populi feita entre sexta-feira e sábado em meio ao calor da “prisão” do ex-presidente Lula, através de mandado de condução coercitiva, deve ter deixado a oposição e os torcedores pela destruição da imagem do metalúrgico de barbas de molho. Parece que o tiro saiu pela culatra. O resultado da pesquisa, ainda quentinha, sem nenhuma repercussão na grande mídia, é esse, entre 15 mil questionários válidos:

1) Qual o seu sentimento em relação ao fato de que o ex-presidente Lula foi incluído na investigação da Lava-Jato? Não gostei, não aprovo – 56%. Gostei, eu aprovo – 41%. Não sei – 3%
2) Qual a avaliação que você faz do trabalho do juiz Moro nesse processo da Lava-Jato? Desaprovo – 43%. Aprovo, ele está fazendo um excelente trabalho – 34%. Aprovo, mas, ele tem exagerado em algumas medidas – 22%. Não sei responder – 1%
3) Com qual das frases você se identifica mais? Achei um exagero à forma como o ex-presidente Lula foi levado a depor pelos agentes da Polícia Federal – 65%. Não vejo problema algum na forma como foi feita a condução do Lula para depor na Polícia Federal – 34%. Não sei responder – 1%.
4)Você acredita na inocência do ex-presidente Lula? Sim, acredito nele – 57%. Não, ele é culpado – 34%. Não sei responder – 8%.
5) Depois que o ex-presidente depôs na Polícia Federal ele concedeu uma entrevista coletiva na sede do PT, em São Paulo, que foi transmitida pela televisão. Você assistiu à entrevista dele? Sim, assisti tudo – 63%. Sim, assisti partes da entrevista – 25%. Não, mas fiquei sabendo – 11%. Não, estou sabendo disso agora – 1%.
Muitos militantes e simpatizantes retornaram às ruas depois do fato.

Alguns articulistas estão chamando a multidão que saiu de casa para apoiar Lula de “milícia petista”. Exagero histórico ou seria histérico? É visível o desespero daqueles que pretendem derrubar o governo atual e impedir o “sapo barbudo” de ser candidato em 2018. Ontem, jornalistas do Globo “ameaçaram” com o bicho papão de sempre. Ricardo Noblat: “Um batalhão do Exército, em São Paulo, foi posto de sobreaviso caso os protestos contra e a favor de Lula resultassem em violência, e as polícias Militar e Civil perdessem o controle da situação. Integrantes do alto comando do Exército telefonaram para os governadores dos Estados mais sujeitos a conflitos entre militantes políticos e os preveniram para a necessidade de manter a paz social. O elenco de autoridades alcançadas pelos telefonemas de generais foi mais amplo. E incluiu ministros de Estado e líderes de partidos, de quase todos os partidos. Os do PT ficaram de fora.”

Até parece que um comandante de batalhão pode tomar decisões políticas. Será que os desesperados perderam a noção da hierarquia e disciplina, que ainda norteia a vida da caserna. Não creio que exista essa efervescência nos quartéis. Alguns oficiais até podem se manifestar política e ideologicamente nas redes sociais e em clubes etc… Daí a reproduzir março de 1964? Golpe com apoio das Forças Armadas? Duvido!

 

beatriz@pampa.com.br10

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Colunistas

NECESSÁRIA E ENCALHADA
Mudanças na Polícia Federal e no Ministério da Justiça
https://www.osul.com.br/exagero-historico-ou-histerico/ A injustiça contra Lula 2016-03-07
Deixe seu comentário
Pode te interessar