Sábado, 27 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
22°
Patches of Fog

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Economia O Fundo Monetário Internacional adverte sobre o fim da oportunidade de manter o crescimento global

Compartilhe esta notícia:

Fundo reduziu previsão de expansão econômica em razão de tensões comerciais e geopolíticas. (Foto: Reprodução)

O FMI (Fundo Monetário Internacional) advertiu neste sábado (13) que a “janela de oportunidades” para manter o crescimento global está acabando devido a disputas comerciais e à crise nos países emergentes, e estimulou que não piorem as coisas com desvalorizações artificiais.

Os membros do CMFI (Comitê Monetário e Financeiro Internacional), a instância do Fundo Monetário Internacional, publicaram as suas recomendações em um comunicado de encerramento da reunião anual do FMI e do Banco Mundial em Bali, ao término de uma semana de queda dos mercados financeiros.

“Com uma janela de oportunidades que se fecha, vamos promover urgentemente as políticas e reformas” necessárias para o crescimento e a prevenção de riscos, indicaram. O crescimento mundial “deveria ser estável em curto prazo e moderado a partir de então. No entanto, a recuperação é cada vez mais desigual e alguns riscos já identificados foram parcialmente confirmados”, assinala o texto.

Riscos

O FMI reduziu a sua previsão de crescimento do PIB mundial a 3,7% para 2018 e 2019 (-0,2 pontos), ao mesmo nível que em 2017. “Existem riscos crescentes para a economia em um contexto de altas tensões comerciais, preocupações geopolíticas, com condições financeiras mais difíceis e que afetam muitos mercados e países emergentes”, destaca o organismo, que agrupa 189 países.

O secretário americano do Tesouro, Steven Mnuchin, indicou esta semana que comunicou as suas preocupações ao dirigente do Banco Central chinês sobre a debilidade do iuane. “Nosso objetivo com a China é muito claro: trata-se de ter uma relação comercial mais equilibrada”, assegurou.

Ao contrário, o secretário se absteve de detalhar se acusaria a China de manipular a sua moeda em um relatório bianual da administração americana que será publicado nos próximos dias. “Se conseguirmos” essa relação mais equilibrada, continuou Mnuchin, “isso será muito positivo para as empresas e os trabalhadores americanos, para os europeus, para o Japão e para todos os nossos aliados, e será positivo para a China”.

Mnuchin afirmou que o objetivo de Washington é ter uma “relação recíproca, justa e livre” com o governo de Pequim.

Não às desvalorizações

Em seu comunicado, o FMI parece se dirigir às duas maiores economias mundiais em plena guerra sobre o comércio. “Iremos nos abster de fazer desvalorizações competitivas e não usaremos as taxas de câmbio com fins competitivos”, indica o texto.

O FMI apoia igualmente que haja negociações para restabelecer a confiança no comércio mundial e “melhorar a Organização Mundial do Comércio”.

“Os conflitos comerciais seriam negativos para todas as economias, não somente para Estados Unidos e China, mas para as economias de todo o mundo e da Ásia”, indicou o dirigente do Banco Central japonês, Haruhiko Kuroda.

Nos últimos dias, a volatilidade dos mercados mundiais se agravou devido a múltiplas preocupações econômicas, muitas delas nesta reunião do FMI, como as incertezas sobre economias emergentes, um menor ritmo de crescimento da China e a disputa entre Roma e a União Europeia por conta do orçamento da Itália.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Economia

A Polícia Rodoviária Federal apreendeu um carregamento com 100 quilos de cocaína pura
O Papa expulsou da Igreja outros dois bispos chilenos por abusos sexuais
https://www.osul.com.br/fundo-monetario-internacional-adverte-sobre-fim-da-oportunidade-de-manter-o-crescimento-global/ O Fundo Monetário Internacional adverte sobre o fim da oportunidade de manter o crescimento global 2018-10-13
Deixe seu comentário
Pode te interessar