Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Economia Há 41% de chance de a inflação no Brasil superar 6,5% no ano que vem

Compartilhe esta notícia:

"O nosso mandato é trazer a inflação para a meta", disse o diretor de Política Econômica do BC, Altamir Lopes. (Foto: Marcello Casal Jr./Abr)

Após a presidenta Dilma Rousseff pedir à nova equipe econômica para fazer “o que for preciso” para retomar o crescimento, o BC (Banco Central) afirmou ter um só mandato: assegurar a estabilidade do poder de compra da moeda. Segundo cálculos do BC, a inflação no próximo ano deve bater em 6,2%, mas há 41% de chances de ultrapassar o teto da meta, fixado em 6,5%. Se isso ocorrer, será o segundo ano consecutivo de descumprimento da meta – a inflação será de 10,8% neste ano, de acordo com a autoridade.

“O nosso mandato em relação à inflação é um só. É trazer a inflação para a meta”, disse o diretor de Política Econômica do BC, Altamir Lopes. Ele afirmou que a instituição pode elevar os juros em 2016 para evitar que isso ocorra, mesmo diante do aumento do desemprego e da queda na atividade econômica.  Lopes disse ainda que a inflação é tão ruim ou pior que esses problemas, pois é um dos principais fatores que derrubaram os investimentos e o consumo, impedindo a recuperação da economia e achatando os salários.

Sobre a possibilidade de moderar o ajuste fiscal e monetário para favorecer o crescimento, reivindicação de parte da base da presidenta, Lopes disse que o processo poderia ser “um pouco menos dolorido”, mas implicaria um período mais longo de sofrimento. Para o BC, apesar do aumento do desemprego, os reajustes salariais ainda representam uma ameaça à meta. (Folhapress)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Economia

57 milhões de brasileiros não conseguem pagar as contas
Messi e Neymar lideram o ranking dos melhores do mundo
https://www.osul.com.br/ha-41-de-chance-da-inflacao-superar-65-no-ano-que-vem/ Há 41% de chance de a inflação no Brasil superar 6,5% no ano que vem 2015-12-25
Deixe seu comentário
Pode te interessar