Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Índios desligaram antenas e 600 mil pessoas ficaram sem televisão

Compartilhe esta notícia:

Índios ocupam Parque do Jaraguá, em São Paulo. (Foto: Comissão Guarani Yvyrupa/Divulgação)

Índios da tribo Guarani desligaram as antenas que transmitem sinais de telefonia celular e televisão do Pico no Jaraguá, ponto mais alto de São Paulo que fica na Zona Norte da cidade, na sexta-feira. A ação deixou 600 mil pessoas sem televisão. Os manifestantes ocuparam o parque na última quarta-feira, em protesto contra a redução de uma reserva na região onde vivem 700 índios.

Na quinta, eles subiram até a área das torres. São três equipamentos: enquanto o maior transmite sinais de celular e TV, os outros dois são usados pelo Exército e pela CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).

Lá, chegaram a desligar também as luzes das antenas. Após receberem informações sobre a importância dessas luzes para evitar acidentes aéreos, as ligaram novamente – mantendo, porém, desligados os transmissores. Moradores da Zona Norte e de cidades próximas foram afetados.

Mudanças

No dia 21 de agosto, o Ministério da Justiça revogou uma decisão de 2015, que criava uma reserva indígena no Pico do Jaraguá. A área havia sido expandida de 3 hectares para 512 hectares devido a “um erro administrativo”, segundo o governo federal. Os índios dizem que as terras adquiriram dimensões ainda menores – 1,7 hectare.

O texto do Ministério dizia ainda que a área “foi demarcada sem a participação do Estado de São Paulo na definição conjunta das formas de uso da área”.

O governo de São Paulo tenta conceder o Parque do Jaraguá, entre outros, à iniciativa privada. De acordo com lei aprovada pela Assembleia Legislativa, os parques serão concedidos por 30 anos para a “a exploração dos serviços ou o uso de áreas inerentes ao ecoturismo e à exploração comercial madeireira ou de subprodutos florestais” e estabelece que essa exploração por madeireiras só deve ser permitida em áreas com plano de manejo.

Ocupação

Índios ocuparam o Parque Estadual do Jaraguá na última quarta para protestar contra decisão do governo federal de anular a demarcação de terras indígenas na região.

Representantes da tribo Guarani ocupavam a entrada do parque com faixas por volta das 7h desta quarta. Eles colocaram uma faixa com a palavra “guarani” ao lado do Pico do Jaraguá. O grupo já protestou também na região da Avenida Paulista.

O Ministério da Justiça anulou a portaria nº 581, de 2015, que garantia mais de 500 hectares de terra aos guaranis.

Privatização

O governo de São Paulo tenta conceder o Parque do Jaraguá, entre outros, à iniciativa privada. De acordo com lei aprovada pela Assembleia, os parque serão concedidos por 30 anos para a “a exploração dos serviços ou o uso de áreas inerentes ao ecoturismo e à exploração comercial madeireira ou de subprodutos florestais” e estabelece que essa exploração por madeireiras só deve ser permitida em áreas com plano de manejo.

Os índios criticam a possibilidade da exploração da área e afirmam que a demarcação das terras indígenas atrapalha o objetivo “de destruir as matas para fazer dinheiro”. (AG)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Ao chamar Palocci de mentiroso e frio, Lula desagradou até os amigos petistas
Governo do RS e secretarias assinam compromisso com Acordo de Resultados 2015
https://www.osul.com.br/indios-desligam-antenas-de-transmissao-de-celular-e-tv/ Índios desligaram antenas e 600 mil pessoas ficaram sem televisão 2017-09-16
Deixe seu comentário
Pode te interessar