Sexta-feira, 29 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Acontece INTERCENA discute novos caminhos e mercados para as artes cênicas. Seminário Internacional sobre Festivais de Artes Cênicas ocorre de 24 a 27, em Porto Alegre

Compartilhe esta notícia:

El juego de Antonia. Crédito: Marcio Camboa

De 24 a 27 de abril, Porto Alegre sedia um projeto pioneiro de cultura no Brasil. O INTERCENA – Seminário Internacional sobre Festivais de Artes Cênicas, lançado em dezembro de 2017, tem como proposta a reinvenção de novos mercados para o teatro, a fim de garantir sua adaptabilidade e consequentemente a sobrevivência e a distribuição da produção artística pelos territórios nacionais e internacionais. Diretores, atores, produtores, empreendedores culturais e companhias artísticas, da América Latina, estarão reunidos em seminários, rodadas de negócios e capacitação. Além disso, apresentações de espetáculos fazem parte do evento. A programação completa está no final do texto.

“A proposta de impacto do INTERCENA não vem apenas da sua originalidade, mas sim de um processo que leva a uma nova maneira de pensar e agir. É nesse sentido que o projeto é considerado como uma “Liderança” e uma “Diferenciação”, dentro de inúmeros projetos culturais no país”, afirma Alexandre Vargas, idealizado do projeto. De acordo com ele, o ineditismo do evento caracteriza uma potência e representa um tipo de atuação diferenciada para o estado Rio Grande do Sul, permitindo um espraiamento de dispositivos de relacionamento em outros estados do Brasil e outros Países.

O INTERCENA, um projeto de internacionalização das Artes Cênicas do Estado do Rio Grande do Sul, é o primeiro mercado profissional do setor do sul Brasil. É um programa estruturado em quatro eixos/ações que se interligam promovendo sinergia para potencializar a difusão da produção cênica. Os eixos estão organizados da seguinte forma: 1) Capacitação para Internacionalização das Cias de Artes Cênicas do Estado do Rio Grande do Sul; 2) 1o Seminário Internacional Sobre Festivais de Artes Cênicas; 3) Rodada de Negócios com Curadores e Programadores de Festivais Nacionais e Internacionais e 4.) Apoio para Cias de Artes Cênicas ou Festivais para o intercâmbio das produções cênicas.

Capacitação

INTERCENA desenvolve atividades para o intercâmbio de conhecimento e treinamento de agentes culturais e artistas, a fim de qualificar a percepção empresarial das artes, a abertura dos mercados, a internacionalização e o fortalecimento de redes e circuitos. Uma das ações é “Caminho e Rotas para a Circulação Nacional e Internacional”, capacitação para vinte e cinco companhias, grupos e produtores teatrais para ampliação das possibilidades de circulação dos seus espetáculos para todo o Brasil e também para outros países.

Imobilhados. Crédito: Claudio Etges

O Seminário

1º . Seminário Internacional Sobre Festivais de Artes Cênicas: realizado em quatro etapas, com duração de 1 (um) dia cada etapa. Participação de oito palestrantes/debatedores por etapa, escolhidos por sua relevância e conhecimento em torno do tema tratado, sendo eles:

TEMA 1 – Festivais e economia – O tema aborda e aprofunda o entendimento da relação entre a economia, seja nacional, regional ou local, e os festivais no Brasil.

TEMA 2 – Festivais e suas curadorias – o tema pretende trazer à tona e colocar em discussão esse mecanismo que representa a essência do festival afim de entender melhor, por exemplo, como ele de fato funciona, quais são seus problemas e crises, como (ou se) ele se adapta à atual condição da multiplicidade de festivais, tudo isso para além da mitificação que o cerca.

Automákina – Universo Deslizante. Crédito: Odair Fonseca de Souza

TEMA 3 – Festivais – Internacionais x Nacionais, regionais e locais: o tema pretende refletir e aprofundar a respeito da função, funcionamento e impacto dos festivais internacionais em relação aos nacionais, em suas variadas instancias, bem como suas especificidades e papeis nos corredores de circulação nacional e, sobretudo, internacional.

TEMA 4 – Festivais e Políticas Culturais – esse tema, de vital importância a existência dos festivais pretende aprofundar a implantação do Plano Nacional dos Festivais.

Rodada de Negócios

Reuniões agendadas entre criadores e agentes ou curadores e programadores culturais. Uma conexão direta para a apresentação de oferta e demanda da produção em artes cênicas e serviços culturais. Negócios, trocas ou acordos. A Rodada de Negócios é considerada uma das ações mais significativas no Brasil, pois vai ao encontro das novas políticas culturais – em sua dimensão econômica – tratando de questões contemporâneas como a mobilidade transnacional e o acesso a mercados internacionais. A rodada cria um espaço e ambiência propícios para a interlocução entre artistas e agentes culturais diversos, projetando a produção de artes cênicas.

Festivais Participantes

Festival Internacional de Teatro de Manizales (Colombia), Festival Internacional de Las Artes de San José (Costa Rica), MAPAS – Mercado de Las Artes Performativas del Atlántico Sur (Tênerife/Espanha), Festival Internacional de Arte em La Calle Mueca (Porto De La Cruz/Espanha), Festival Internacional Puerto Street Art (Espanha), Red Eurolatinoamericana de Artes EscÉnicas REDELAE, dFERIA – Feira de Artes Escénicas de San Sebastina (Espanha), Festival Internacional de Buenos Aires -FIBA (Argentina), Festival Internacional Santiago OFF, Muestra Iberoamericana de Teatro, La Red De Promotores Culturais da América Latina e do Caribe, Instituto Nacional del Teatro de Argentina, Festival de Teatro de Curitiba, FEVEREFESTIVAL – Festival Internacional de Teatro de Campinas, FESTCAL SP – Festival Nacional de Teatro de Campo Limpo, TEMPO_FESTIVAL – Festival Internacional de Artes Cênicas do Rio de Janeiro, Cena Brasil Internacional, FIL – Festival Internacional de Intercâmbio de Linguagens, FITBH – Festival Internacional de Teatro de Palco e Rua de Belo Horizonte, Cena Contemporânea – Festival Internacional de Teatro de Brasília, Festival Internacional de Artes Cênicas da Bahia – Fiac Bahia, Festival Internacional Latino-Americano de Teatro da Bahia – FilteBahia, Festival de Teatro Lusófono – Festluso, Janeiro de Grandes Espetáculos – Festival Internacional de Artes Cênicas, Mostra Brasileira de Dança, Cambio.FIT/PE (Festival Internacional de Teatro de PE), Bienal Internacional de Dança do Ceará, Rede de Circulação e Internacionalização das Artes Cênicas, FIMC – Festival Internacional de Máscara do Cariri, FILO – Festival Internacional de Londrina, Mostra Internacional de Teatro de São Paulo – MitSP, Circuito Brasileiro de Festivais Internacionais de Dança do Brasil, Festival Maloca Dragão, Festival Internacional de Teatro de Rua de Porto Alegre, Porto Alegre Em Cena, Festival de Teatro de Canela.

Local

O INTERCENA vai ocorrer no Teatro do Centro Histórico Cultural Santa Casa e Museu Iberê Camargo. Para a emissão de certificado é necessário a presença em 75% das atividades do seminário.

Apoio

A BRASKEM S.A., é a patrocinadora exclusiva do INTERCENA que é financiado através da Lei de Incentivo à Cultura do Governo do Estado, tem o apoio cultural da Secretaria da Economia da Cultura do Ministério da Cultura, do Núcleo de Estudos em Economia Criativa e da Cultura (NECCULT), ambiente interdisciplinar de ensino, pesquisa e extensão vinculado à Faculdade de Ciências Econômicas da UFRGS e do Observatório dos Festivais, espaço de informação e reflexão sobre os festivais de artes cênicas no Brasil.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Acontece

Pelo terceiro ano seguido, Porto Alegre volta a receber seletivas do Campeonato Mundial de Karaokê, o KWC. Primeira etapa será dia 16 de maio, no Boteco Babilônia
CDL POA prospecta uma movimentação de R$ 183 milhões para este Dia das Mães
https://www.osul.com.br/intercena-discute-novos-caminhos-e-mercados-para-as-artes-cenicas-seminario-internacional-sobre-festivais-de-artes-cenicas-ocorre-de-24-a-27-em-porto-alegre/ INTERCENA discute novos caminhos e mercados para as artes cênicas. Seminário Internacional sobre Festivais de Artes Cênicas ocorre de 24 a 27, em Porto Alegre 2018-04-23
Deixe seu comentário
Pode te interessar