Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
22°
Light Rain

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Esporte Lewis Hamilton vence o GP do Japão e está mais perto do título do Mundial de Fórmula 1

Compartilhe esta notícia:

Britânico pode conquistar o título na próxima corrida. (Foto: Reprodução)

O britânico Lewis Hamilton venceu, neste domingo (08), o Grande Prêmio do Japão e está cada vez mais próximo da conquista do seu quarto Campeonato Mundial de Fórmula 1. Essa foi a oitava vitória de Hamilton na temporada e a 61ª da sua carreira.

O piloto da Mercedes cruzou a linha de chegada seguido pelo holandês Max Verstappen e pelo australiano Daniel Ricciardo, ambos da Red Bull. Segundo colocado no Mundial, o alemão Sebastian Vettel, da Ferrari, viu suas esperanças de título diminuírem ao sair da corrida em razão de um problema no motor na quarta volta.

Hamilton, que largou na pole, tem 59 pontos de vantagem na classificação geral e pode vencer o campeonato já na próxima corrida, o GP dos Estados Unidos. Companheiro de equipe do britânico, o finlandês Valtteri Bottas completou a corrida na quarta colocação, à frente do compatriota Kimi Raikkonen, da Ferrari, que terminou em quinto.

Os dois carros da Force India ficaram em sexto e sétimo lugar, com o francês Esteban Ocón e o mexicano Sergio Pérez, respectivamente. O brasileiro Felipe Massa (Williams) terminou a corrida dentro da zona de pontuação, em décimo lugar, atrás do dinamarquês Kevin Magnussen (oitavo) e do francês Romain Grosjean (nono), ambos da escuderia Haas.

A Fórmula 1 volta daqui a duas semanas, em Austin, com o GP dos EUA. O primeiro treino livre será no dia 20 de outubro às 13h (de Brasília). A prova será realizada no domingo, 22 de outubro, às 17h.

Hamilton será campeão em Austin se:

1. Vencer e Vettel terminar em sexto ou em colocação pior

Nesse arranjo de resultados, Hamilton atingiria 331 pontos, da soma dos 306 de hoje mais os 25 da vitória. Vettel tem 247 e receberia 8 pontos do sexto lugar, chegando a 255. A diferença entre os dois pilotos seria 76 pontos (331-255), portanto superior ao máximo que Vettel poderia obter, 75, se vencesse as três etapas finais e Hamilton não somasse um único ponto.

2. Receber a bandeirada em 2º e Vettel, em 9º ou colocação pior

Veja: com o segundo lugar, Hamilton somaria 18 pontos aos 306 de agora para atingir 324. Vettel, se for nono, acumularia mais 2 pontos aos 247 para ficar com 249. A diferença para Hamilton seria de 75 pontos (324 – 249). Esse é também, como explicado, o máximo permitido a Vettel no caso de ser primeiro no México, Brasil e nos Emirados Árabes Unidos (Abu Dhabi) e Hamilton não terminar entre os dez em nenhuma das três corridas.

Aí entra em cena o primeiro critério de desempate: número de vitórias. Na hipótese acima, Vettel teria sete vitórias no máximo, as quatro de hoje mais as três nas três etapas de encerramento do campeonato. Mas Hamilton já tem oito vitórias, portanto o piloto inglês poderá fazer a festa.

A corrida de Austin foi disputada pela primeira vez em 2012. Hamilton venceu com McLaren. Em 2013 foi a vez de Vettel, com RBR. Mas nas três últimas edições do evento, 2014, 2015 e 2016, quem ganhou foi Hamilton, as três com Mercedes.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Esporte

Casal separado briga na Justiça por embriões congelados
Nike é alvo de inquérito nos Estados Unidos por supostas irregularidades envolvendo a CBF
https://www.osul.com.br/lewis-hamilton-vence-o-gp-do-japao-e-esta-mais-perto-do-titulo-do-mundial-de-formula-1/ Lewis Hamilton vence o GP do Japão e está mais perto do título do Mundial de Fórmula 1 2017-10-08
Deixe seu comentário
Pode te interessar