Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
23°
Partly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Armando Burd Licença é a solução

Compartilhe esta notícia:

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

A permanência do presidente Michel Temer só vai acirrar a pior crise já vivida na política brasileira. A renúncia seria um gesto extremo e sem volta, na hipótese de sua defesa encontrar sustentação. A solução está no pedido de licença temporária que faria acelerar as investigações e chegar às conclusões que a população aguarda.  Para amainar a pior tempestade da política brasileira, Temer deve pedir licença.

Desgaste fortíssimo
Temer, no pronunciamento de ontem, mais uma vez se apegou a questões formais. Não consegue tapar o sol com a peneira porque o problema está no conteúdo. Quando afirma que “as provas são criminosas”, não pode ocultar que recebeu em sua residência um empresário carimbado por encrencas para “trocar ideias”.

O novo grito esperado
Faltam cinco anos para o Brasil comemorar os 200 anos da independência. Os dois gritos de Dom Pedro I em 1822 foram “independência ou morte” e “laços fora”, referindo-se às insígnias da coroa portuguesa nas fardas dos militares que o acompanhavam.

Prejuízos brutais
A mistura do dinheiro público com interesses privados, na história recente, arruinou o conceito da política. Ao mesmo tempo, abalou a economia, diminuindo produção, empregos e renda. Impulsionou também Estados à penúria com quedas visíveis na prestação de serviços públicos. Os episódios criminosos que envergonham o País devem ensejar o brado forte de “fora corrupção”. A libertação de um esquema espúrio de desvios será a melhor maneira de comemorar o bicentenário.

Perfil completo

21 A Ópera do Malandro, de Chico Buarque, composta em 1987, está atualíssima: “Agora já não é normal/ o que dá de malandro regular, profissional/ malandro com aparato de malandro oficial/ malandro candidato a malandro federal/ malandro com retrato na coluna social/ malandro com contrato, com gravata e capital/ que nunca se dá mal.”

A menos
Os cálculos foram refeitos e o Dia da Liberdade de Impostos este ano será assinalado a 1º de junho. Economistas calculam que, em média, considerando a renda dos 12 meses, cada brasileiro trabalhará os primeiros 151 dias do ano para pagar tributos aos governos. Uma das ações para comemorar será a venda de  gasolina em alguns postos de capitais, incluindo Porto Alegre, a 2,14 reais o litro. É o preço sem a incidência de impostos.

 Triste constatação
A violência nas cidades e a crise econômica têm feito número cada vez maior de brasileiros sonharem com a mudança para o exterior. Antes, o principal destino era Miami. Recentemente, Portugal se tornou o destino predileto.  Desde 2006, mais de 100 mil brasileiros obtiveram a cidadania portuguesa.

Retomada
O PSDB marcou para o próximo sábado, em Porto Alegre, o encontro de prefeitos. Na sexta-feira, lideranças achavam que o tsunami Aécio Neves deveria provocar o adiamento. Voltaram atrás ontem.

Para ampliar conhecimentos       
Em breve, faculdades vão ofertar novo curso: Marketing do Estelionato Político.

Faltam votos
O governo deixará passar mais uma semana sem votar na Assembleia Legislativa o que falta do pacotão de 2016.

Rumo perigoso
Pagando um pedágio amargo, a política brasileira percorre o trecho entre o incerto e o indefinido.

Definição
Demorou, mas agora se sabe: JBS é a sigla de Jogo Básico do Suborno.

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Armando Burd

Reinventando a si mesmo
Piada pronta
https://www.osul.com.br/licenca-e-solucao/ Licença é a solução 2017-05-21
Deixe seu comentário
Pode te interessar