Sábado, 27 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Maior terremoto no México em 100 anos já registra 58 mortes

Compartilhe esta notícia:

Pessoas verificam estragos do terremoto. (Foto: AP)

Um terremoto de 8,1 graus de magnitude na costa do Pacífico mexicano, o maior em cem anos, deixou pelo menos 58 mortos nos Estados de Oaxaca, Tabasco e Chiapas durante a madrugada desta sexta-feira (8) e foi sentido em grande parte do território, incluindo a capital.

O terremoto aconteceu às 23h49 locais (1h49 de Brasília, sexta-feira). De acordo com o Geological Survey, serviço geológico dos EUA, o sismo de 8,1 de magnitude teve seu epicentro no Pacífico, 87 km a sudoeste da cidade de Pijijiapan (Chiapas), a uma profundidade de 69 km.

As mortes aconteceram nos Estados de Oaxaca, Chiapas e Tabasco. De acordo com o diretor da agência de proteção civil mexicana, Luis Felipe Puentes, 45 pessoas morreram em Oaxaca, dez em Chiapas e três em Tabasco.

Não há registro de brasileiros entre as vítimas, de acordo com o Ministério das Relações Exteriores, que está acompanhando a situação por meio do Consulado-Geral do Brasil no México.

A cidade de Juchitán, no Estado de Oaxaca, próxima do epicentro, foi especialmente atingida, e seções da prefeitura, um hotel, um bar e outros edifícios foram reduzidos a escombros.

“A situação em Juchitán é crítica; este é o momento mais terrível de nossa história”, disse a prefeita, Gloria Sánchez, depois do longo terremoto, que também abalou a Guatemala e El Salvador.

As aulas foram suspensas em vários Estados, incluindo a capital, para uma revisão estrutural das escolas.

Milhares de moradores da Cidade do México saíram de suas casas quando receberam o alerta sísmico, que avisa a população um minuto antes de um tremor.

A capital e sua região metropolitana, com mais de 20 milhões de habitantes, não registraram muitos problemas, no entanto, e os transportes públicos seguiram com funcionamento normal. O aeroporto internacional suspendeu momentaneamente algumas operações.

As autoridades mencionaram vidros quebrados, quedas de objetos em avenidas, mas até o momento não há informações sobre incidentes relacionados com pessoas.

Especialistas explicaram que o terremoto não foi sentido na Cidade do México da mesma maneira que outros de menor intensidade porque o epicentro está a 800 km da capital, que é afetada sobretudo por tremores registrados na costa de Guerrero, a 400 km.

As autoridades alertaram para a possibilidade de um tremor secundário superior a 7 graus nas próximas horas. Até o momento foram registrados mais de cem terremotos de menor intensidade.

O tremor também foi sentido na Guatemala, onde provocou o corte de energia elétrica em algumas áreas do oeste do país.

O México fica entre cinco placas tectônicas e é um dos países que registra maior atividade sísmica no mundo.

Muitos mexicanos se recordam do terremoto de setembro de 1985, que deixou um balanço oficial de mais de 10 mil mortos. Algumas organizações civis mencionam mais de 20 mil vítimas.

Desde então, o governo adotou regras mais rígidas para a construção e em relação aos planos de proteção civil. (Folhapress)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Mercado financeiro eleva estimativa de inflação para este ano pela décima semana consecutiva
Dilma ironiza boatos na internet de que estaria internada
https://www.osul.com.br/maior-terremoto-no-mexico-em-100-anos-ja-registra-58-mortes/ Maior terremoto no México em 100 anos já registra 58 mortes 2017-09-08
Deixe seu comentário
Pode te interessar