Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
23°
Showers in the Vicinity

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Geral Mais de 50% do público-alvo da campanha de vacinação contra a gripe já foi imunizado em Porto Alegre

Compartilhe esta notícia:

Para os demais grupos, a . (Foto: Divulgação)

A pouco mais de duas semanas para o término da campanha de vacinação contra a gripe em Porto Alegre, 50,9% da população dos grupos de risco foi imunizada pela SMS (Secretaria Municipal de Saúde). A meta é atingir 90% de cada grupo até 1º de junho.

O secretário municipal de Saúde, Erno Harzheim, destaca que a vacina leva até 15 dias para proteger o organismo. O ideal é que as pessoas sejam vacinadas enquanto a circulação dos vírus da influenza seja restrita.

Até a manhã de terça-feira (15), o número total de doses administradas pela SMS chegou a 262.105. Do total, 203.842 são de grupos de risco e 58.263 de pessoas com comorbidades. No sábado (12), Dia D da campanha, mais de 27 mil pessoas foram vacinadas na Capital.

Os dados parciais são do SIPNI (Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações) e estão sujeitos a revisão. Em função de uma instabilidade no SIPNI, foram divulgados números equivocados na parcial de sábado, elevando o número de doses no grupo dos idosos, problema sanado posteriormente.

Fazem parte do público-alvo da campanha crianças de 6 meses a menos de 5 anos, gestantes, mulheres que tiveram bebê há menos de 45 dias, idosos, profissionais da rede de saúde e indígenas. Além desses grupos de risco, a vacina é oferecida a pessoas com comorbidades (doenças pré-existentes), professores da rede básica e ensino superior e funcionários do sistema prisional.

Todas as unidades de saúde com salas de vacina abertas participam da campanha em Porto Alegre, com horário de atendimento das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. O Centro de Saúde Modelo e a US São Carlos vacinam das 8h às 22h, de segunda a sexta-feira, e a Clínica de Família da Restinga tem atendimento das 8h às 20h, de segunda a sexta-feira.

A vacina contra a influenza pode ser aplicada junto a outras vacinas ou medicamentos. As contraindicações são para pessoas alérgicas a ovo de galinha e seus derivados e àquelas que tenham histórico de reação anafilática a doses anteriores da vacina.

Eventos adversos da imunização costumam ser leves, com tendência a desaparecimento após 48 horas (eritema, aumento da sensibilidade, edema ou dor no local da aplicação, febre menor do que 39ºC, mal-estar e mialgia). As vacinas oferecidas pela rede pública são produzidas pelo Instituto Butantã e pelo laboratório Sanofi/Pasteur, da França.

Ministério da Saúde

O ministro da Saúde, Gilberto Occhi, disse que a pasta já entregou mais de 80% do estoque de 60 milhões vacinas contra a gripe em todo País. No dia de mobilização nacional contra a gripe, o chamado Dia D, mais de 65 mil pontos de vacinação atuaram em todo território nacional para imunizar o público-alvo da campanha.

“A vacina da gripe é o que vai combater, evitar que tenhamos internações, complicações e às vezes alguns óbitos, como já ocorreram em função da gripe e do vírus H1N1”, disse o ministro da Saúde. “A vacina é segura, pois é feita com o vírus inativado, tendo poucos efeitos adversos”, explicou.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

Reino Unido vai construir muro para conter refugiados na França
Retirada uma das locomotivas do trem envolvido em acidente com caminhão carregado de combustível em Pelotas
https://www.osul.com.br/mais-de-50-do-publico-alvo-da-campanha-de-vacinacao-contra-a-gripe-ja-foi-imunizado-em-porto-alegre/ Mais de 50% do público-alvo da campanha de vacinação contra a gripe já foi imunizado em Porto Alegre 2018-05-16
Deixe seu comentário
Pode te interessar