Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
20°
Mostly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Manifestação contra o terrorismo reúne 500 mil pessoas em Barcelona

Compartilhe esta notícia:

Presença do rei Felipe (ao centro) marcou a manifestação. (Foto: Reprodução)

Mais de 500 mil pessoas, entre elas as principais autoridades da Espanha, participaram neste sábado (26) de uma manifestação que percorreu as principais ruas de Barcelona para protestar contra o terrorismo e homenagear às vítimas dos atentados que deixaram 15 mortos na região da Catalunha. As informações são da agência de notícias EFE.

O rei da Espanha, Felipe VI, esteve presente no ato, acompanhado do presidente do governo da Espanha, Mariano Rajoy, do presidente da região da Catalunha, Carles Puigdemont, e da prefeita de Barcelona, Ada Colau.

Um único cartaz com a frase escrita em catalão “No tinc por” (Não tenho medo) abriu a manifestação, que acabará na Praça da Catalunha, ao lado de Las Ramblas, local onde um dos terroristas atropelou dezenas de pessoas com uma caminhonete, deixando 13 mortos e mais de cem feridos.

A manifestação, que começou por volta das 18h locais (13h em Brasília), foi convocada pela Câmara Municipal de Barcelona e pelo governo regional da Catalunha.

Carregavam esse primeiro cartaz membros das forças de segurança, dos serviços de emergência, das comunidades muçulmanas e de associações civis e de alguns grupos de profissionais que ajudaram às vítimas logo depois do ataque.

Mais atrás estavam familiares das vítimas dos atentados de Barcelona e Cambrils, além de uma delegação de organizações que trabalham em favor da paz, contra o racismo e em defesa dos direitos humanos.

Na sequência estavam os representantes das mais altas instituições da Espanha, da Catalunha, das demais regiões e cidades do país, assim como líderes de partidos políticos.

Foi a primeira vez que um rei participa de uma manifestação na história da democracia da Espanha. Ainda como príncipe, Felipe VI liderou a marcha de 2004 em Madri, após os atentados de 11 de março daquele ano, que deixaram 193 mortos e mais de 1.700 feridos.

Manifestação percorreu as principais ruas de Barcelona. (Foto: EFE)

Membros da comunidade islâmica da Espanha também marcharam ao lado do rei espanhol e do premiê, incluindo mulheres usando hijabs. Cartazes com palavras como “Barcelona” e “Não tenho medo” foram escritos em diversas línguas, incluindo árabe. 

Dos 12 suspeitos vinculados aos ataques da semana passada, seis foram mortos pela polícia e dois morreram em uma explosão antes da van avançar sobre o boulevard de La Ramblas. Dois estão detidos acusados de assassinato e de integrarem organização terrorista e dois foram liberados.

O ataque

Em Barcelona, 14 pessoas morreram e 130 ficaram feridas após

o motorista de uma van atropelar os pedestres que estavam em La Rambla, via que fica em uma das regiões mais turísticas da cidade, no dia 17 de agosto. Entre os mortos em Barcelona estão as 13 pessoas atropeladas e um homem esfaqueado durante a fuga de Younes Abouyaaqoub, que dirigia a van que atropelou as mais de 100 pessoas.

Um segundo atropelamento deixou uma vítima em Cambrils – uma mulher que foi atropelada por um carro que não obedeceu a um controle da polícia.

Entre os mortos e feridos nos atentados na Catalunha há pessoas de 34 nacionalidades diferentes. O grupo jihadista Estado Islâmico reivindicou a autoria dos ataques. (ABr/AG)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Polícia Federal vai ouvir Dirceu e deve investigar Instituto Lula
BC elevará mais os juros; previsões para fim do ano já superam 14,5%
https://www.osul.com.br/manifestacao-contra-o-terrorismo-reune-500-mil-pessoas-em-barcelona/ Manifestação contra o terrorismo reúne 500 mil pessoas em Barcelona 2017-08-26
Deixe seu comentário
Pode te interessar