Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Artes Visuais Memorial do Rio Grande do Sul apresenta a exposição Africanidades 2017

Compartilhe esta notícia:

Inauguração da obra pública Pegada Africana, de autoria de Vinícius Vieira, durante a Feira do Livro do ano passado. Este é o segundo marco do Percurso Negro em Porto alegre, que busca dar visibilidade à comunidade afro-brasileira. (Foto: Rosane Scherer/Divulgação)

Africanidades 2017 inaugura no dia 27 de outubro, às 18 horas, no auditório do Memorial do Rio Grande do Sul, no primeiro andar, na Praça da Alfândega – Centro Histórico de Porto Alegre.

O projeto apresenta exposição e ciclo de atividades pedagógicas e integra a programação paralela da 63ª Feira do Livro de Porto Alegre, seguindo também como temática na 11ª Bienal do Mercosul. As atividades acontecem na Sala Múltiplos Usos, no 2º andar da instituição, e seguem até 01 de dezembro, com entrada franca. Confira a programação completa em www.feiradolivro-poa.com.br.

A mostra pedagógica Africanidades na Escola: o trabalho dos profissionais em educação na aplicação da Lei nº 10.639/03 exibe trabalhos de educadores da Educação Básica, orientados por educadores cujas trajetórias revelam compromisso com o ensino da história e cultura africana e afro-brasileira. A exposição busca socializar práticas e inspirar outros docentes, além de contribuir para a troca de experiências sobre os processos de ensino/aprendizagem.

A programação do ciclo de atividades pedagógicas Pedagogias Afro-rio-grandenses e Lei nº 10.639/03: temas, abordagens e metodologias oferece ao público a sabedoria Griot – guardiães, intérpretes e cantores da história oral de muitos povos africanos –, além de um conjunto de proposições metodológicas e abordagens didáticas que expressam a cultura e os valores civilizatórios africanos e afro-brasileiros.

O projeto foi concebido por comissão curadora de profissionais da educação, em caráter voluntário. Esse conceito coletivo trouxe para o museu histórico o processo de construção pedagógica do universo escolar. E, com base na lei 10.639/03, o grupo quer contribuir no enfrentamento do racismo estrutural, reconhecendo os fundamentos civilizatórios africanos da sociedade brasileira e estabelecendo as relações étnico-raciais baseadas no respeito da diversidade.

Os educadores seguem prática de 2003, quando o professor Arilson dos Santos Gomes iniciou esse trabalho educativo, hoje chamado Africanidades – debruçados mais uma vez na lei 10.639/03.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Artes Visuais

Reese Witherspoon e a filha chamam atenção pela semelhança
Joss Stone canta debaixo d’água no clipe “Stuck on You”; assista
https://www.osul.com.br/memorial-do-rio-grande-do-sul-apresenta-exposicao-africanidades-2017/ Memorial do Rio Grande do Sul apresenta a exposição Africanidades 2017 2017-10-20
Deixe seu comentário
Pode te interessar