Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
24°
Partly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Armando Burd Meteoro francês

Compartilhe esta notícia:

Emmanuel Macron. (Foto: Reprodução)

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

A vitória de Emmanuel Macron representa um sopro de renovação e mantém a extrema direita de Marine Le Pen na oposição, afastando a França do radicalismo. O En Marche!, partido de Macron, foi fundado a 6 de abril de 2016. A esquerda já tinha sido derrotada no 1º turno porque não consegue dizer como financiar o igualitarismo.

Ganha espaço

No segundo turno da eleição presidencial de 2002, Jean-Marie Le Pen, pai de Marine, ficou nos 17 por cento. Em 15 anos, a extrema direita avançou, chegando a 34 por cento do total do eleitorado.

Mudança no PT

A vitória de Pepe Vargas, que obteve 55,88 por cento do total de 578 votos, ontem, trouxe de volta a corrente interna Democracia Socialista à presidência do PT estadual. Pepe derrotou Ary Vanazzi, da Articulação de Esquerda, que tentava a reeleição e obteve 34,95 por cento. Ivar Pavan, da Unidade na Luta, que tem maioria no diretório nacional, ficou com 9,17 por cento.

Instrumento de defesa

A Comissão de Segurança Pública e de Combate ao Crime Organizado aprovou projeto de lei do deputado federal Onyx Lorenzoni, que permite a comercialização de spray de pimenta como equipamento não letal para defesa pessoal. A proposta segue para a Comissão de Constituição e Justiça. Onyx justifica, dizendo que “o uso do spray de pimenta abrirá  brecha para que jovens, mulheres e idosos tenham uma mínima chance de defesa”.

Navegava no azul

O balanço do Instituto de Previdência do Estado, nos primeiros quatro meses de 2002, mostrava que a arrecadação tinha sido de 159 milhões de reais e a despesa ficado em 125 milhões, com superávit de 34 milhões. Atualmente, o déficit vai às alturas.

Contra ideias totalitárias

Hoje é comemorado Dia da Vitória. A data de 8 de maio de 1945 entrou na história,  assinalando a derrota da Alemanha Nazista para os aliados na Segunda Guerra Mundial. Dia também para homenagear a Força Expedicionária Brasileira que lutou heroicamente na Itália em defesa da Democracia.

Proposta

A 8 de maio de 1987, o senador José Fogaça, como relator de Subcomissão do Congresso Constituinte, apresentou projeto de sistema de governo que definiu como presidencialismo parlamentarizado. Consistia no quase equilíbrio entre Executivo e Legislativo com ligeiro acento presidencialista. Haveria corresponsabilidade com o primeiro ministro na condução do País.

Cofres abertos

No começo de março de 1985, o presidente eleito Tancredo Neves anunciou a linha de seu governo, que não chegou a aplicar: “É proibido gastar”. Seus sucessores encenaram espetáculos do desperdício, deixando um rastro de obras faraônicas e inacabadas. A começar pela ferrovia Norte-Sul, de José Sarney. Somaram-se incontáveis imprevidências administrativas que levaram a um descalabro financeiro. É um dos motivos pelo qual o País chegou ao fundo do poço.

Como fazer

Muitos políticos adotam a tática de técnicos de futebol para os quais, se não tem defesa, o melhor é partir para o ataque. Há sempre o risco de o adversário avançar nos espaços abertos com toque de bola de pé em pé.

Executivo sabe o motivo

A base aliada do governo do Estado está próxima de obter diploma de mestre na milenar arte chinesa de agir com paciência.

Vozes da experiência

Políticos de larga quilometragem alertam os que pretendem se candidatar pela primeira vez em 2018: “Antes de escutar o entusiasmo, consulta o teu bolso”. Perguntam ainda se estão dispostos a se tornar vidraça.

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Armando Burd

O casal
Sai esta semana o Refis do Funrural
https://www.osul.com.br/meteoro-frances/ Meteoro francês 2017-05-08
Deixe seu comentário
Pode te interessar