Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
23°
Showers in the Vicinity

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Saúde Mitos e verdades sobre a diabetes

Compartilhe esta notícia:

Mesmo consciente, boa parte das pessoas não faz o tratamento de forma adequada. (Foto: Reprodução)

O Brasil é o quarto país com o maior número de adultos com diabetes – são 7,5 milhões de pessoas diagnosticadas – e, ainda assim, estima-se que esse número seja apenas a metade do total de pacientes com a doença.

Mesmo a população consciente de ter diabetes, boa parte não faz o tratamento de forma adequada e apenas 10% dos portadores do tipo 1 têm controle ideal da glicose, enquanto 26,8% das pessoas com diabetes tipo 2 estão controladas.

O percentual, baixíssimo, tem relação com a falta de informação sobre a doença, acredita a endocrinologista Denise Franco, coordenadora do Departamento de Novas Terapias da Sociedade Brasileira de Diabetes.

O controle de glicemia em pessoas com diabetes é considerado normal quando o percentual de glicose nas hemoglobinas é inferior a 7%. Porém, a variabilidade glicêmica elevada (quando os níveis de glicose oscilam em hipoglicemia e hiperglicemia) também deve ser observada, alerta a cardiologista Luciana Giangrande.

Insulina.
A insulina é um dos hormônios produzidos pelo pâncreas, que facilita a entrada de glicose no interior das células. Quando não produzida, deve ser aplicada no organismo. No tipo 1, o pâncreas não produz insulina; no tipo 2, a produção é insuficiente ou a insulina age inadequadamente.

Em ambos os casos, é recomendado seguir uma dieta saudável e fazer exercícios físicos (visto que eles melhoram a captação do açúcar do sangue), além de tomar a medicação adequada. (AG)

MITOS E VERDADES SOBRE A DOENÇA.

Mito.
A doença é contagiosa: As causas são genéticas, e no caso do tipo 2, associadas ao estilo de vida.

A aplicação de insulina causa dependência química: O paciente necessita da insulina para que a glicose penetre nas células. Não é vício nem dependência.

A pessoa com diabetes deve ter alimentação diferente: Os hábitos saudáveis na alimentação servem tanto para quem tem diabetes quanto para quem não tem. São refeições com pouca gordura, moderadas em sal e açúcar.

Só devem ser ingeridos alimentos “diet”: Esses alimentos podem ter impacto na glicemia, pois o problema não está apenas no açúcar, mas na quantidade de carboidratos. Por isso, pode ser melhor comer um pequeno doce que muitos alimentos “diet”.

Verdade.
A pessoa com diabetes pode comer doce: O açúcar pode ser consumido de maneira controlada, dentro dos níveis de glicose estabelecidos pelo médico.

Estar acima do peso é um fator de risco: Histórico familiar e idade também influenciam. Há pessoas magras ou com peso normal que têm diabetes, e pessoas com sobrepeso que não têm a doença.

É preciso moderar o consumo de álcool: O consumo deve ser acompanhado de uma refeição para não haver hipoglicemia.

A pessoa com diabetes precisa cuidar dos pés: A doença pode causar insensibilidade nas extremidades, má cicatrização e, com isso, aumentar o risco de infecção e amputação. É preciso cuidar dos ferimentos, manter os pés limpos e evitar ficar descalço.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Saúde

Estudo revela que 50% dos homens brasileiros e 30% das mulheres já traíram seus parceiros
Um robô vai remover o câncer de útero com incisão única
https://www.osul.com.br/mitos-e-verdades-sobre-a-diabetes/ Mitos e verdades sobre a diabetes 2016-07-04
Deixe seu comentário
Pode te interessar