Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
22°
Patches of Fog

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Saúde Mulher recebe o primeiro transplante de pele fabricada com as suas próprias células

Compartilhe esta notícia:

Inovador transplante evita rejeições, reduz as possibilidades de infecção e aumenta a recuperação do paciente. (Crédito: Reprodução)

Uma jovem de 29 anos com 70% do corpo queimado foi submetida com sucesso ao primeiro transplante no mundo de pele humana fabricada com as próprias células do paciente. A técnica pioneira combina engenharia de tecidos e nanoestruturas para dar mais elasticidade e permitir tratar a pele.

O inovador procedimento, que evita rejeições, reduz as possibilidades de infecção e aumenta a recuperação do paciente, ocorreu na Espanha.

Trata-se também do primeiro transplante internacional a utilizar um modelo de pele fabricada a partir das células do próprio paciente e agarose, uma substância química obtida de algas marinhas que melhora a elasticidade da pele artificial, aumenta sua espessura para permitir a manipulação e atende aos padrões europeus de fabricação de remédios.

Propriedades.

A equipe de 80 pesquisadores que possibilitaram o transplante ressaltaram que uma das características desta nova pele humana consiste em suas propriedades de deformação, que permitem tanto o manejo cirúrgico como a adaptação às necessidades do paciente.

Esse foi o primeiro transplante do mundo para um caso envolvendo graves queimaduras. Existem outras técnicas nos Estados Unidos que utilizam pele artificial, mas que se adequam a pequenas áreas queimadas e não são fabricadas com as células do paciente, por isso pode gerar rejeições e aumentar as chances de infecção.

No transplante, a equipe utilizou duas lâminas de pele da jovem de quatro centímetros quadrados cada para fabricar 5,9 mil centímetros que, em duas intervenções, foram implantados em seu corpo.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Saúde

Médica narra como enfrentou seguidas agressões físicas e psicológicas durante dez anos de casamento até criar coragem e denunciar o marido
Ambientes do Laghetto Viverone Moinhos são assinados por arquitetos da Casa Cor RS
https://www.osul.com.br/mulher-recebe-o-primeiro-transplante-de-pele-fabricada-com-as-suas-proprias-celulas/ Mulher recebe o primeiro transplante de pele fabricada com as suas próprias células 2016-07-13
Deixe seu comentário
Pode te interessar