Últimas Notícias > Esporte > Na Copa América, Argentina e Paraguai empataram em 1 a 1

Na maior feira de tecnologia do mundo, surge a panela inteligente e outros aparelhos ativados por voz

A Gourmia lançou uma panela inteligente que reage aos comandos de voz. (Foto: Reprodução/Instagram)

A feira CES (Consumer Electronics Show) abriu as portas no último domingo para apresentar as grandes novidades das empresas de tecnologia em Las Vegas, nos Estados Unidos. Os últimos dias foram marcados por anúncios de gadgets, de dispositivos domésticos, como panela inteligente, televisões, aparelhos inovadores e ativados por voz e também de parcerias entre companhias.

TV de enrolar e 8K

Logo no início do evento, o principal destaque foi a TV da LG que pode ser enrolada e “guardada” dentro de uma caixa. O aparelho tem resolução 4K (Ultra HD) e promete resolver o problema de quem quer deixar as paredes da casa mais limpas quando não está assistindo à televisão. A TV deve chegar ao mercado americano em março deste ano.

O lançamento da LG não foi o único no mundo das televisões. A Samsung anunciou que vai oferecer seus recentes modelos de televisão 8K para o mercado americano. Outro destaque foi o novo modelo da Sony, que tem 98 polegadas e é 8K – o aparelho tem compatibilidade com o Apple AirPlay 2, permitindo que iPhone, iPad e Mac controlem programas de TV e filmes na televisão, e também é integrado com o Google Assistant, que possibilita comando por voz.

Smartphones

Um anúncio importante foi uma integração de tecnologia entre Apple e Samsung. Rivais no mercado de smartphones, as empresas estrelaram a principal parceria do evento: as novas televisões da Samsung terão acesso a programas de TV e filmes da Apple. Trata-se da primeira vez que a Apple abre sua plataforma de filmes e programas para dispositivos de outros fabricantes – até então, a exceção eram computadores com Windows.

Computadores

O primeiro computador quântico integrado da IBM também foi revelado na feira. A ideia da fabricante é usar o supercomputador tanto para estudos acadêmicos quanto para fornecer o serviço de processamento de dados a empresas, em um modelo comercial.

A Intel aproveitou o evento para anunciar que vai levar ao mercado seus primeiros chips de 10 nanômetros até o fim do ano. Com esses chips, a empresa espera conseguir ganhar mercado em processamento de dados, no que definiu como uma nova era da computação.

Saúde

A área da saúde esteve em destaque na CES 2019, o que já era esperado – este ano, 120 empresas de saúde estão presentes no evento, enquanto no ano passado estiveram 98, de acordo com a instituição responsável pela organização da feira. Um colete que mede sinais vitais e prevê os primeiros sintomas de um ataque cardíaco foi um dos produtos revelados.

Entretenimento de bordo

Também não foram poucas as montadoras que demonstraram sua visão para sistemas de entretenimento de bordo, inteligência artificial e assistentes pessoais para os carros sem motorista, além de designs diferenciados.

Robô ativado por voz

Alguns robôs simpáticos roubaram a cena na feira. O robô Bocco Emo, por exemplo, criado para ser um companheiro, consegue identificar o estado emocional do usuário por meio da voz e reage de acordo com a situação. Foram exibidos também cachorros entregadores, que são veículos autônomos que entregam encomendas, e o Bot Care, robô da Samsung desenvolvido para ser um assistente de saúde, que consegue até medir a pressão arterial do usuário.

Domésticos

O evento mostrou uma série de aparelhos domésticos que prometem facilitar a vida dentro de casa. Entre as novidades, estão uma máquina que dobra roupas, um caixa de areia inteligente para gatos, que se limpa automaticamente, e um quadro inteligente que permite que o usuário coloque em sua parede até 30 mil imagens diferentes.

Objetos orquestrados por comandados por voz também estão em alta, conforme mostrou a CES deste ano. A Gourmia, por exemplo, lançou uma panela inteligente que reage aos comandos de voz. Isso acontece graças a integração com os assistentes virtuais do Google e da Amazon. A panela inteligente, porém, não é o único produto dotado da tecnologia. O Google estima que 1 bilhão de dispositivos usem seu sistema Google Assistant até o fim do mês, uma demonstração de como o uso de assistentes virtuais está crescendo no mundo. As informações são do jornal Estado de S. Paulo.

Deixe seu comentário: