Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
23°
Partly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Colunistas Novo líder

Compartilhe esta notícia:

Aloysio Nunes diz que PSDB não sai do governo e que ele continua como ministro. (Foto: Reprodução)

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

O senador Eduardo Braga (PMDB-AM) visitará o Palácio do Planalto nos próximos dias. De lá, sairá como líder do governo no Senado, no lugar de Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) – nomeado novo ministro de Relações Exteriores – ou líder do governo no Congresso Nacional, posição hoje ocupada pelo desgastado senador Romero Jucá (PMDB-RR). A segunda via é a mais provável.

Histórico

Braga sabe a rota do Palácio de olhos fechados. No governo de Dilma Rousseff, ele aproveitou um racha no Senado para virar líder. Convenceu a então ministra Ideli Salvatti de que poderia segurar a barra.

Cartilha virtual

O PT lançou uma cartilha virtual chamada “Oito Mentiras Sobre o PT Espalhadas Pelo WhatsApp. Ajude a desmentir”. O segundo mandamento do documento diz ser inverdade que o partido não combateu a corrupção.

Pimenta nos outros…

“O escândalo da Petrobras, investigado pela Operação Lava-Jato, envolveu quase todos os partidos e estava desenhado desde os anos de Fernando Henrique Cardoso”, alega a legenda na cartilha.

“Reinado”

O jornal Le Monde apresenta ao leitor francês, nesta semana, um quadro fidedigno do atual cenário brasileiro e dos escândalos que atingem o governo de Michel Temer. Com o título “Brasil, o Reinado da Impunidade”, a reportagem conclui, em tom de ironia: “Tudo leva a crer que o presidente Temer já estaria esquentando a sua pizza quatro-queijos”.

Aliás…

…Não é de hoje que os franceses adoram atirar pedras nos governos dos outros e esquecem do antro de corrupção que é a sua própria República.

Lá lá longe

No momento em que o ex-diretor da empreiteira Odebrecht Fernando Reis confirmava à Justiça que a empreiteira repassou mais de 4 milhões de reais ao PDT em troca do apoio do partido à reeleição da chapa de Dilma-Temer, o presidente da legenda, Carlos Lupi, discursava no 25 Congresso da Internacional Socialista em Cartagena, na Colômbia.

Tá bom…

Ex-ministro demitido no governo de Dilma, Lupi defendeu: “Precisamos refletir sobre o que acontece no mundo. A Internacional Socialista não pode aceitar a construção de muros.”

Comitiva

Integraram a comitiva do PDT em Cartagena o também ex-ministro Manoel Dias e os vice-presidentes do partido Miguelina Vecchio, André Figueiredo e Carlos Eduardo Vieira da Cunha.

Eminência parda

O senador Aécio Neves (PSDB-MG) é chamado de “eminência parda do Palácio do Planalto”. Fato. Ele emplacou o tucano Alexandre de Moraes no Ministério da Justiça e depois no STF (Supremo Tribunal Federal), enviou Antonio Imbassahy para a Secretaria de Governo – gabinete vizinho ao de Michel Temer – e garantiu o Itamaraty para o senador Aloysio Nunes.

Turbulência

Em meio à turbulência pela qual passa o governo, partiu de Temer a ordem para que nenhum integrante do governo utilizasse voos da FAB (Força Aérea Brasileira) durante o carnaval. A ordem foi cumprida à risca, conforme demonstra o registro do comando da Aeronáutica.

Memória

Há exatamente um ano, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi levado em condução coercitiva para depor à Polícia Federal no âmbito da Operação Aletheia, 24 fase da Lava-Jato). No mesmo dia, após o depoimento, o petista afirmou que “acertaram o rabo da jararaca”.

Mas…

Doze meses depois, o líder petista figura como réu em cinco ações na Justiça e corre o sério risco de ficar inelegível em 2018, antes da campanha presidencial.

Ponto Final

“O PSOL nunca recebeu doações de bancos ou empreiteiras. Estamos fora dos esquemas.” – Ex-deputada Luciana Genro (RS), candidata derrotada da sigla na campanha presidencial.

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Colunistas

Os novos empreendedores
Será preciso mudar tudo
https://www.osul.com.br/novo-lider/ Novo líder 2017-03-05
Deixe seu comentário
Pode te interessar