Terça-feira, 16 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
24°
Showers in the Vicinity

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Armando Burd Será preciso mudar tudo

Compartilhe esta notícia:

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Os depoimentos de executivos da Odebrecht ao Tribunal Superior Eleitoral revelam muito das campanhas e provocam constrangimento. Fica comprovado que as prestações de contas são fictícias e inexistem mecanismos para impedir que candidatos abusem do poder econômico. Doações camufladas garantiram vitórias e carreiras políticas.
Infelizmente, grande parte do dinheiro movimentado nas campanhas passa longe das vistas da Justiça Eleitoral. Agora, será obrigatório modificar os ritos.
Convém recordar: tudo começou com a apuração da lavagem de dinheiro em um posto de gasolina pela operação da Polícia Federal.

PARA EQUILIBRAR

Está na pauta de votações da Assembleia projeto que permite ao deputado que exerce o cargo de Secretário de Estado poder optar pelo subsídio do mandato parlamentar. O Executivo paga, hoje, 50 por cento a menos do que o Legislativo.

EFEITO DA PRECIPITAÇÃO

Em artigo publicado ontem, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso afirmou que “a palavra de um delator não é prova em si, apenas indício que requer comprovação. É preciso que a Justiça continue a fazer seu trabalho para que o país possa crer na eficácia da lei e que continue funcionando. A desmoralização de pessoas a partir de ‘verdades alternativas’ é injusta e não serve ao país. Confunde tudo e todos.”
O comentário se completa com a notícia: da lista de 55 denunciados há um ano pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, apenas quatro se tornaram réus no Supremo Tribunal Federal. O pré-julgamento é a vício do momento.

SINAL VERMELHO

O cronista Nelson Rodrigues disse, certa vez, que “a consciência social do brasileiro é o medo da Polícia”. A greve da segurança provocou a morte de desafetos e o saque do comércio de Vitória, capital antes considerada como modelo de segurança pública. Os demais governantes não podem desprezar o que aconteceu no Espírito Santo.

NOVA CHANCE

Na volta às aulas, os alunos terão a possibilidade de ampliação da carga horária, visando a formação técnica e profissional. Atualmente, ao concluir o ensino médio, não encontram as oportunidades que esperam no mercado de trabalho por falta de habilitação específica.
A primeira tentativa de ensino profissional ocorreu em 1972 e não avançou por motivos políticos. Professores boicotaram, resistindo à linha estabelecida pelo governo militar.

HÁ 40 ANOS

A 5 de março de 1977, o Brasil reagiu à divulgação de relatório pelo governo norte-americano, condenando a violação de direitos humanos na América Latina. Além do Brasil, o documento incluiu a Argentina, o Chile e o Uruguai. Houve ameaça do corte de relações com Washington.

RÁPIDAS

* As promessas de austeridade do setor estatal costumam se resumir a inócuas manifestações de intenções. No fundo, falta coragem.

* Na relação com base aliada na Assembleia Legislativa, o Executivo começa a se convencer: mais vale o jeito do que a força.

* Quando políticos acusados dizem que os bens não são seus e renegam os milhões depositados em bancos estrangeiros, não estão mentindo. É tudo do povo mesmo…

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Armando Burd

Novo líder
Candidato a ganhar medalha de ouro
https://www.osul.com.br/sera-preciso-mudar-tudo/ Será preciso mudar tudo 2017-03-05
Deixe seu comentário
Pode te interessar