Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
23°
Partly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Economia O acesso à internet pela TV cresceu 40% no Brasil em 2017, apontou o IBGE

Compartilhe esta notícia:

O levantamento mostra que o subgrupo que reúne TV, aparelhos de som e itens de informática foi o que teve a maior alta de preços. (Foto: Reprodução)

O número de domicílios com acesso à internet pela televisão cresceu 40% em 2017, para 7,43 milhões. Os dados são de pesquisa divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O levantamento mostrou, também, que segue em expansão o uso de celular como meio de navegação na rede, enquanto cai o uso de tabletes e microcomputadores.

A proporção de domicílios com TV teve uma leve queda, mas o aparelho ainda está presente em 96,8% das residências brasileiras. A TV conectada, no entanto, está em expansão. Em 2016, 7,7% dos domicílios brasileiros tinham TV com acesso à internet, número que subiu para 10,6% em 2017.

Já o percentual de domicílios com celular conectado saltou de 60,3% para 69%. No ano passado, 48,15 milhões de famílias brasileiras acessavam a internet pelo celular, uma alta de 15%. A pesquisa mostrou, ainda, que se mantém no país a tendência de internautas abandonarem os microcomputadores, seja desktop ou notebook, e tabletes para acesso à internet.

O percentual de domicílios com microcomputadores (desktop e notebooks) sendo usados para acesso à internet caiu de 40,1% para 38,8% entre 2016 e 2017, enquanto o de tablets caiu de 12,1% para 10,5%.

Avanço

Para a gerente da pesquisa, Maria Lúcia Vieira, o acesso à rede via tablet pode estar migrando para a televisão. A mudança no padrão dos smartphones também é sugerida como uma das causas para as pessoas aposentarem os tablets. “Existem celulares que já têm um tamanho, em polegadas, já bem grande”, apontou Maria Lúcia.

Questionada se a pesquisa aponta para uma mudança de hábito no consumo de conteúdo online, Maria Lúcia destacou que ela reforça o que outro levantamento do IBGE já apontou: vídeos são o segundo principal conteúdo acessado na rede.

“A gente não está investigando nesta pesquisa o que as pessoas fazem [quando acessam a internet] Mas outra pesquisa que a gente divulgou mostrava que a maior parte do acesso pelo celular é para o envio de mensagem e a segunda motivação para acessar a internet seria ver vídeos e filmes”.

Domicílios conectados

Em 2017, o acesso à internet passou a estar presente em 70% dos domicílios brasileiros, contra 63,6% um ano antes. Isso significa que 49,2 milhões de residências estavam conectadas à rede de computador no ano passado, alta de 12% em relação ao ano anterior, quando 44 milhões de domicílios tinham internet. Até 2013, menos da metade dos domicílios brasileiros tinham acesso à internet. Somente em 2014 o país ultrapassou a marca de 50% dos lares conectados.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Economia

O iminente abandono do acordo nuclear iraniano pelos EUA e a queda na produção venezuelana aumentam o preço do petróleo
Santa Catarina é o Estado menos desigual do Brasil
https://www.osul.com.br/o-acesso-a-internet-pela-tv-cresceu-40-no-brasil-em-2017-apontou-o-ibge/ O acesso à internet pela TV cresceu 40% no Brasil em 2017, apontou o IBGE 2018-04-29
Deixe seu comentário
Pode te interessar