Sexta-feira, 26 de abril de 2024

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Advogado de Lula se queixou de “fogo amigo” ao deixar grupo em rede social

Compartilhe esta notícia:

Advogado tem atuação próxima ao presidente Lula desde antes da Lava-Jato. (Foto: Reprodução)

O advogado do ex-presidente Lula, Cristiano Zanin, saiu de um grupo de WhatsApp composto por advogados e políticos ligados ao líder petista sugerindo estar sendo alvo de ataques feitos por aliados.  Em mensagem ao grupo, Zanin disse que ao longo do tempo ele e a advogada Valeska Teixeira, sua sócia e esposa, tiveram que “aturar o chamado ‘fogo amigo’. Offs e mais offs e sugestões de pautas marotas de pessoas que à luz do sol juram amor a Lula e à sua liberdade mas que nas sombras estão dispostas a qualquer coisa”.

A atitude de Zanin veio depois do advogado Eduardo Pertence, filho do ex-ministro do Supremo Sepúlveda Pertence, comemorar a absolvição de Lula e do banqueiro André Esteves num processo que investigava possível obstrução à Justiça. Após a comemoração, Eduardo Pertence disse: “Tchau Valeska, tchau Zanin! Não precisamos de vocês para ter qualquer tipo de protagonismo! Meu pai é e sempre será maior que vocês”. Em seguida, deixou o grupo.

O racha na defesa de Lula começou depois que o advogado dele no Supremo, ex-ministro Sepúlveda Pertence, defendeu no Supremo Tribunal Federal a tese de uma prisão domiciliar para o ex-presidente. Zanin discordou publicamente da estratégia e provocou um mal-estar entre os advogados que formam a equipe.

Na semana passada,  Evandro Pertence e o advogado Sigmaringa Seixas visitaram Lula para tratar sobre o assunto, mas o líder petista teria dito que queria conversar pessoalmente com Sepúlveda Pertence.  Sepúlveda Pertence afirmou, nessa segunda-feira, que se encontrará com o petista nesta semana para decidir se fica em sua equipe de defesa.

No dia 13, chegou às mãos de Lula, por intermédio de um filho de Pertence, uma carta em que o advogado faz críticas à assessoria jurídica do ex-presidente, além da decisão de parlamentares petistas de apresentar um pedido de habeas corpus sem a prévia anuência de sua defesa.

Pertence afirma que essa, por ora, não é uma carta de renúncia. “Por ora, descrevemos nossas razões de descontentamento com coisas ocorridas no decorrer da defesa. Tenho uma série de compromissos em Curitiba e vou encontrar com o ex-presidente para decidirmos”, afirmou Pertence, evitando especificar as causas de seu desconforto.

De carona

O sonho de quase todo político nordestino – petista ou não – é dizer que conta com o apoio do ex-presidente Lula nas eleições deste ano. Vice-presidente do PT e organizador das caravanas do ex-presidente, Márcio Macedo faz questão de dizer que é “pré-candidato de Lula” a deputado federal. Ele disputará o pleito por Sergipe.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

O presidente do partido de Jair Bolsonaro pede que os filiados não espalhem notícias falsas
A Polícia Federal disse que o ex-ministro do Trabalho era “um fantoche dos caciques do PTB”
https://www.osul.com.br/o-advogado-de-lula-se-queixou-de-fogo-amigo-ao-deixar-grupo-em-rede-social/ Advogado de Lula se queixou de “fogo amigo” ao deixar grupo em rede social 2018-07-16
Deixe seu comentário
Pode te interessar