Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Gastronomia Bacalhau com natas é simples de fazer e perfeito para o almoço da Sexta-Feira Santa

Compartilhe esta notícia:

É melhor usar o lombo de bacalhau dessalgado, vendido congelado. (Foto: Reprodução)

Olá, cozinheiros! Bem-vindos a mais uma aventura na cozinha! Não há momento mais propício do que o feriado da Páscoa para comer bacalhau. Impulsionado pela proibição cristã de comer carne vermelha ou de frango na Sexta-Feira Santa e, também, pela influência portuguesa em nossa gastronomia, o peixe é presença certa em muitas mesas. Branca, firme e de lascas grandes, a carne de bacalhau é característica e, embora muitos torçam o nariz e tentem provar o contrário, tem sabor suave.

Talvez o jeito mais fácil de preparar o prato seja assando o peixe com batatas, cebolas, pimentões, azeitonas pretas e muito azeite, mas, definitivamente, esse não é o prato que agrada mais. A única versão que até quem não gosta do peixe devora é o bacalhau com natas. Sempre um grande sucesso de público e crítica. E a melhor parte: muito fácil de fazer.

É melhor usar o lombo de bacalhau dessalgado, vendido congelado. Se não encontrar ou preferir a versão salgada, é importantíssimo seguir à risca o processo de dessalga antes de começar a preparação. Em geral, as postas salgadas de bacalhau devem ficar em água, na geladeira, por cerca de 24 horas, com troca de água a cada seis horas, aproximadamente. Isso é fundamental. Um bacalhau que não foi dessalgado corretamente vai, certamente, arruinar toda a sua receita.

O prato é simples e leva poucos ingredientes, mas é preciso atenção a eles. O creme de leite usado deve ser o fresco, e não o enlatado. Na falta dele, use aquele que vem em caixinha. Quanto ao queijo para gratinar, já testei alguns tipos e acredito que o gruyère seja a melhor opção. Muçarela, contudo, pode funcionar como substituição.

Ingredientes

1 kg de lombo de bacalhau dessalgado; 5 batatas médias; 1 cebola; 1/4 de xícara de azeite de oliva; 500 ml de creme de leite fresco; 300 g de queijo tipo gruyère; 1 xícara de salsinha picada; sal e pimenta-do-reino a gosto.

Modo de fazer

1) Cozinhe o lombo do bacalhau em fogo brando por cerca de 20 minutos.

2) Retire da água e desfaça o peixe em lascas. Reserve.

3) Em uma panela grande, aqueça o azeite e refogue a cebola bem picada.

4) Adicione o bacalhau e as batatas cortadas em cubos de 2 cm x 2 cm aproximadamente e previamente cozidas.

5) Coloque o creme de leite, mexa bem e cozinhe por cerca de dez minutos, misturando eventualmente.

6) Acerte o sal e a pimenta e adicione a salsinha picada.

7) Despeje o creme em um refratário e cubra com o queijo ralado grosso.

8) Asse em forno médio até gratinar.

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Gastronomia

Rapaz de 20 anos faleceu no Rio Janeiro após três paradas cardíacas devido ao uso de anabolizantes
Suspensão da CNH: guia completo
https://www.osul.com.br/o-bacalhau-com-natas-e-simples-de-fazer-e-perfeito-para-o-almoco-da-sexta-feira-santa/ Bacalhau com natas é simples de fazer e perfeito para o almoço da Sexta-Feira Santa 2019-04-18
Deixe seu comentário
Pode te interessar