Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
22°
Light Rain

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Economia O brasileiro espera o aumento da inflação, aponta pesquisa Datafolha

Compartilhe esta notícia:

Os dados foram divulgados pela Fundação Getulio Vargas. (Foto: Freepik)

Pesquisa do Instituto Datafolha publicada neste domingo indica que o brasileiro segue pessimista em relação ao futuro da economia no País, especialmente no que diz respeito à inflação. Já sobre o desemprego os entrevistados parecem ter percebido melhora, se comparado com pesquisas anteriores.

De acordo com os dados divulgados, 60% dos entrevistados acreditam que a inflação vai aumentar, contra 56% daqueles ouvidos em setembro deste ano. Já o percentual daqueles que acreditam que a inflação fica onde está é de 24%, contra 27% do levantamento anterior. O dado referente aos que pensam que a inflação vai diminuir ficou em 11%, o mesmo de setembro.

Em dezembro do ano passado, 66% dos entrevistados apostavam no aumento da inflação, 19% na estabilidade e os mesmos 11% na redução do índice.

Crise

A percepção dos efeitos da crise econômica difere entre os mais ricos e os mais pobres. No primeiro grupo, 31% avaliam que sua situação econômica pessoal piorou, e 42% acham isso do País como um todo.

Já entre os mais pobres, 68% veem o País em uma situação pior, e 60% acreditam na deterioração de suas condições pessoais.

A saúde permanece como o principal problema do Brasil.

Um quarto dos ouvidos citou a questão como prioritária, enquanto 19% falaram em desemprego e 15%, em corrupção como flagelo. O último índice apresentou uma queda abrupta desde julho de 2016, quando era considerado o principal problema brasileiro –32% dos entrevistados então fizeram essa avaliação.

Em relação ao desemprego, uma melhora na percepção dos brasileiros é indicada desde dezembro do ano passado. No levantamento divulgado neste domingo, 50% acreditam que o desemprego irá aumentar, 26% dizem que o índice deve se manter estável e 21% pensam que a tendência é que o desemprego diminua.

Na pesquisa Datafolha divulgada em dezembro do ano passado, 67% dos entrevistados acreditavam que o índice iria crescer, 14% apostavam na estabilidade do índice de desemprego e 16% diziam que a tendência era do desemprego diminuir.

Os últimos dados sobre desemprego mostram que a taxa ficou em 12,2% no trimestre encerrado em outubro, com 12,7 milhões de brasileiros sem emprego, segundo dados do Instituo Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Poder de compra

Sobre o poder de compra, caiu o número de entrevistados que acreditam que ele irá aumentar, totalizando 19%, contra 25% em setembro deste ano. Em dezembro do ano passado, 15% dos entrevistados acreditavam no aumento do poder de compra.

Entre os que acham que o poder de compra deve diminuir estão 42% dos entrevistados, contra 59% há um ano. A estabilidade no poder de compra do brasileiro é vista como tendência por 34% dos entrevistados, contra 20% em dezembro de 2016.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Economia

Boato na internet diz que pessoas estão morrendo por terem ingerido feijão com larvas
Maioria dos brasileiros vai ao trabalho de ônibus ou a pé
https://www.osul.com.br/o-brasileiro-espera-o-aumento-da-inflacao-aponta-pesquisa-datafolha/ O brasileiro espera o aumento da inflação, aponta pesquisa Datafolha 2017-12-03
Deixe seu comentário
Pode te interessar