Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
20°
Mostly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo O Estado Islâmico reivindica a autoria do atentado em Nova York

Compartilhe esta notícia:

Caminhonete usada no atentado foi alugada, segundo a polícia. (Foto: Reprodução)

O grupo EI (Estado Islâmico) reivindicou, na madrugada desta sexta-feira (03), a autoria do atentado terrorista em Nova York que deixou oito mortos e 12 feridos na terça-feira (31). Na quarta-feira (1º), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pediu que o uzbeque Sayfullo Saipov, autor do ataque, seja condenado à pena de morte.

Segundo a agência de notícias Reuters, a responsabilidade pelo ataque com uma caminhonete em uma ciclovia no Sul de Manhattan foi reivindicada pelo grupo terrorista na publicação online do jornal Al-Naba. Na edição semanal do jornal, o Estado Islâmico afirmou que “o atacante é um dos soldados califados”, entretanto, não forneceu provas para sustentar a reivindicação.

Ligações com o EI

Durante as investigações após o atentado, a polícia americana encontrou 90 vídeos e 3.800 fotos no celular do autor do atentado, com inúmeras imagens do Estado Islâmico, incluindo do líder do grupo, Abu Bakr al-Baghdadi.

Entre os vídeos, há cenas de extrema violência, com prisioneiros sendo baleados no rosto, um homem sendo atropelado por um tanque e pelo menos uma cena de decapitação. Outro vídeo fornece instruções para fabricar explosivos caseiros. O governador de Nova York, Andrew Cuomo, confirmou que o autor do ataque terrorista era ligado ao grupo.

De acordo com a Procuradoria do Distrito Sul de Nova York, em seus primeiros depoimentos, Saipov declarou que cometeu o ataque inspirado por vídeos do Estado Islâmico, especialmente um em que o líder al-Baghdadi perguntava o que muçulmanos nos EUA estavam fazendo para responder às mortes dos muçulmanos no Iraque.

Ele também contou que alugou um caminhão no dia 22 de outubro para “praticar manobras” e que escolheu o Halloween para atacar por acreditar que nesta data haveria mais gente nas ruas. Saipov também afirmou que cogitou colocar uma bandeira do Estado Islâmico no caminhonete na terça-feira, mas mudou de ideia porque percebeu que chamaria muita atenção.

O ataque

Na tarde de terça-feira (31), o uzbeque usou uma caminhonete para invadir uma ciclovia no sul de Manhattan para atropelar diversas pessoas. Após atingir os ciclistas, a caminhonete seguiu pela rua e bateu em um ônibus escolar. O motorista saiu do veículo gritando “Allahu Akhbar” (Deus é Grande, em árabe), segundo testemunhas, e portando uma arma de paintball e outra de ar comprimido. Dentro do veículo, a polícia encontrou um bilhete com referências ao Estado Islâmico.

Imigração

O presidente dos Estados Unidos ordenou  que se “endureça” os vetos a cidadãos estrangeiros depois de ser divulgado que o autor do atentado que deixou oito mortos e 12 feridos em Nova York é um imigrante do Uzbequistão. Ele afirmou que irá encerrar a “loteria de vistosno país e defendeu que as autorizações de permanência no país sejam concedidas por “mérito”. 

“Estou iniciando o processo para terminar o programa de loteria de diversidade. Vou pedir ao Congresso para iniciar imediatamente os trabalhos para acabar com esse programa”, disse.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

O WhatsApp fica fora do ar em vários países
Dodge reforça ao Supremo pedido para apurar suspeitas de que J&F comprou decisões judiciais
https://www.osul.com.br/o-estado-islamico-reivindica-autoria-de-atentado-em-nova-york/ O Estado Islâmico reivindica a autoria do atentado em Nova York 2017-11-03
Deixe seu comentário
Pode te interessar