Últimas Notícias > Colunistas > Policiais x Bolsonaro

O município de Chuí apresenta um projeto para receber um porto marítimo

Segundo a prefeitura, o projeto não será competidor direto com o porto de Rio Grande. (Foto: Jéssica Barz/SAAM)

A região Sul, entre Chuí e Santa Vitória do Palmar, pode ter um porto marítimo. A ideia foi apresentada na manhã de terça-feira (12) pelo prefeito de Chuí, Marco Antônio Barbosa, ao secretário de Articulação e Apoio aos Municípios, Rodrigo Lorenzoni. A empresa, que faz parte de um grupo espanhol, cujo nome não foi divulgado, está na fase da montagem do projeto ambiental que será apresentado ao governador.

Para o secretário Rodrigo Lorenzoni, esta é uma grande oportunidade de desenvolvimento para a cidade e região, pois além da geração de empregos, que tem como expectativa 30 mil vagas diretas, também deve movimentar a economia e fomentar a produção local.

“Faremos todo o esforço possível para agilizar o trâmite das licenças ambientais e reduzir o processo burocrático, pois entendo a importância da realização desse projeto para o estado”, disse Lorenzoni. “A função da nossa secretaria é exatamente essa, articular a fim de promover o desenvolvimento econômico e social dos municípios.”

A construção do estuário está prevista para ser feita no Oceano Atlântico, em área entre a praia de Hermenegildo até La Esmeralda, no Uruguai. Conforme a proposta apresentada, o porto seria o maior da América Latina, superando o Buenaventura, na Colômbia, suportando navios com calado de 24 metros.

Segundo o prefeito do Chuí, por ter capacidade de receber navios com essa medida, o projeto não será competidor direto com o porto de Rio Grande. “O Rio Grande do Sul terá um porto marítimo capacitado para enviar e receber navios desta dimensão”, afirmou.

Deixe seu comentário: