Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
23°
Partly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Colunistas O passo no dia seguinte

Compartilhe esta notícia:

O ministro Teori Zavascki, morto em 2017. (Foto: Nelson Jr/STF)

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

O presidente Michel Temer deve aguardar o primeiro passo da ministra Cármen Lúcia para analisar nomes para ocupar a vaga do ministro Teori Zavascki. O nome deverá ser técnico, segundo se comenta na antessala do presidente.

No Supremo, a questão é o debate em torno da distribuição dos processos que estavam nas mãos do ministro que morreu no acidente aéreo, inclusive àqueles que tratam da Lava-Jato. Mais cotados são o decano Celso de Mello e a discreta Rosa Weber. A presidente do STF tem pressa em resolver a questão.

Maioria

O indicado de Temer precisará da aprovação de 41 senadores no plenário. Antes, terá que passar por uma avaliação e sabatina na Comissão de Constituição e Justiça.

Plenário

Sessão especial em memória do ministro Teori Zavascki poderá ser realizada pelo STF antes do fim do recesso do Judiciário.

Ala

Ministra Cármen Lúcia dará nome a uma ala do Supremo Tribunal Federal a Teori. É uma homenagem similar dada a Menezes Direito.

Toga na Câmara

Deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ) levou um susto ao final do dia. Deve ser o primeiro da série por conta da sua reeleição. A judicialização é o maior risco que a sua reeleição corre. Ontem foi um mandado de segurança que suspendeu a sua candidatura sob pena de multa de R$ 200 mil. Maia já responde a um pedido de informação do STF a partir de uma consulta do deputado André Figueiredo (PDT-CE), também candidato.

Ferrugem

Governo de SC já gastou até agora meio bilhão de reais para restaurar o cartão postal de Florianópolis. As obras na ponte Hercílio Luz se arrastam há mais de duas décadas.

Jogo de corpo

Um ilustre frequentador do Hotel Emiliano e que era íntimo do proprietário Carlos Filgueiras e do ex-ministro Teori Zavascki é o ex-presidente da CBF Ricardo Teixeira, acusado nos EUA por corrupção e conspiração.

Moradia do ministro

A diária mais barata no hotel de luxo Emiliano de São Paulo é R$ 1,2 mil. Teori tinha um apartamento mensal lá.

Boas amizades

Filgueiras levou muitos amigos para ir à Paraty (RJ). Estiveram lá Gilberto Gil, Jô Soares e Zé Dirceu, executivos da Globo, entre outros. O empresário transitava muito bem no poder.

Negócios

O amigo do ex-ministro Teori era processado desde 2008 por construir ilegalmente na APA de Cairuçu, um santuário ecológico. Era sócio do BTG, banco envolvido na Lava-Jato.

Crime

Edson Vismona, presidente do Fórum Nacional Contra a Pirataria e a Ilegalidade, acredita que não basta mobilizar as Forças Armadas para conter o avanço da violência nas penitenciárias. Exército, Marinha e Aeronáutica deveriam se posicionar com maior aparato nos limites dos dez países que fazem fronteira com o Brasil.

Parceria

Para Vismona, a raiz do problema do crescimento das facções criminosas é a falta de controle das fronteiras, especialmente com o Paraguai. É por ali que passa a maior parte das armas, drogas e do contrabando de cigarros que sustentam o crime organizado. Um dos caminhos, também, seria ampliar os tratados de cooperação com as polícias de fronteira com os vizinhos.

Tudo em casa

A família Barbalho está muito bem no Tribunal de Contas do Município de Belém. São 12 parentes entre a conselheira Mara Barbalho e outros consanguíneos.

Ponto Final

Há dois anos, o presidente do Senado Renan Calheiros (PMDB-AL) dizia que queria ser presidente do Congresso para “lutar pelas prerrogativas do Legislativo”.

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Colunistas

Sobre a ajuda federal: o secretário Schirmer tem razão
Pausas e manhas (5)
https://www.osul.com.br/o-passo-no-dia-seguinte/ O passo no dia seguinte 2017-01-21
Deixe seu comentário
Pode te interessar