Sexta-feira, 10 de maio de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
17°
Light Rain with Thunder

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil O PDT entrou com uma ação para suspender a fusão da Boeing com a Embraer

Compartilhe esta notícia:

Fusão da Embraer com a Boeing segue indefinida. (Foto: Antonio Milena/Agência Brasil)

A suspensão da parceria da Embraer com a Boeing foi pedida pelo PDT, que entrou com uma ação na Justiça Federal de Brasília. A ação foi protocolada pelo partido na quarta-feira (9), e solicita que a Justiça elimine os efeitos da decisão do conselho de administração da empresa brasileira que, em dezembro, aprovou a parceria estratégica com a companhia americana.

A legenda pede ainda que o acordo seja submetido ao Congresso Nacional e ao Conselho de Defesa Nacional. O PDT alega que o Judiciário deve fazer com que a União exerça o direito de veto decorrente da detenção de uma “gonden share” na empresa brasileira.

Em nota, o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, afirmou que a união das empresas “coloca em risco a soberania nacional, porque prevê, entre outras medidas, a completa transferência de tecnologias fundamentais para segurança nacional.”

A parceria ainda está sujeita à aprovação do governo brasileiro. O presidente Jair Bolsonaro já se manifestou favorável ao acordo.

No final de novembro, em meio às negociações para fusão da Embraer com a Boeing, Bolsonaro afirmou que seu governo daria aval para o acordo e seguiria com o processo. “Sou favorável a ela (à fusão). Entendo que a Embraer, se continuar solteira como está, a tendência é desaparecer”, disse, após participar de uma formatura de sargentos na Escola de Especialistas de Aeronáutica, em Guaratinguetá (SP), no Vale do Paraíba.

Com o governo possuindo a chamada “golden share”, ação que garante poder de veto na venda da companhia, a gestão dará prosseguimento à fusão das duas empresas, disse Bolsonaro.

Para lembrar

No início de julho e após meses de negociações, Boeing e Embraer anunciaram que chegaram a um acordo para a criação de uma nova empresa, que vai envolver os negócios de aviação comercial da Embraer. A nova companhia, que nasce avaliada em US$ 4,75 bilhões, terá uma participação de 80% da Boeing e de 20% da empresa brasileira. Pelo acordo, a Boeing pagará US$ 3,8 bilhões à Embraer. As áreas de defesa e segurança e de jatos executivos ficaram de fora do acordo. As duas empresas informaram, porém, que vão criar uma outra joint venture para a área de defesa, mas sem especificar os termos dessa parceria. entender. Não podemos querer salvar o Brasil matando o idoso.”

O presidente eleito não quis detalhar qual proposta apresentará, mas reafirmou a intenção de enviar uma reforma da Previdência ao Congresso no primeiro ano de mandato.

Previdência

Pouco antes da posse o presidente Jair Bolsonaro voltou a demonstrar contrariedade com a reforma da Previdência apresentada pelo ex-presidente Michel Temer.

Ao dar entrevista a jornalistas, em Cachoeira Paulista (SP), Bolsonaro disse que era preciso “tomar cuidado” com a medida apresentada pelo presidente Michel Temer. “Ela não está justa, no meu entender. Não podemos querer salvar o Brasil matando o idoso.”

Já na época o presidente eleito não quis detalhar qual proposta apresentará, mas reafirmou a intenção de enviar uma reforma da Previdência ao Congresso no primeiro ano de mandato.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

O presidente do Supremo rejeita suspender ato de Bolsonaro que extinguiu o Ministério do Trabalho
Em dez dias, o novo governo federal coleciona recuos, medidas polêmicas e desencontros
https://www.osul.com.br/o-pdt-entrou-com-uma-acao-para-suspender-a-fusao-da-boeing-com-a-embraer/ O PDT entrou com uma ação para suspender a fusão da Boeing com a Embraer 2019-01-10
Deixe seu comentário
Pode te interessar