Terça-feira, 07 de maio de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo O Vaticano está investigando possíveis relações sexuais entre menores no pré-seminário: Um ex-coroinha teria abusado de um colega de quarto antes de virar padre

Compartilhe esta notícia:

O Vaticano é a principal sede da Igreja Católica no mundo. (Foto: Divulgação)

O Vaticano informou no sábado (18) que iniciou uma investigação sobre um ex-coroinha ter virado padre apesar de alegações de que teria repetidamente forçado um colega de quarto a ter relações sexuais com ele quando era adolescente. As informações são das agências de notícias Reuters e Efe.

As alegações relativas ao Instituto St. Pius X, conhecido como pré-seminário, foram feitas recentemente em um livro e em reportagens exibidas na televisão italiana.

Pecado Original

O jornalista italiano Gianluigi Nuzzi apresentou neste mês um livro intitulado “Peccato originale” (“Pecado Original”) no qual divulga o relato do jovem polonês Kamil Tadeusz Jarzembowski sobre supostos abusos cometidos nessa instituição.

No livro, Jarzembowski fala sobre “os abusos no seu quarto a outro seminarista, mais de 140 vezes e dos quais ele era testemunha ocular, por parte de um pupilo do reitor que era maior que ele e que depois se tornou sacerdote”. Esses fatos teriam acontecido entre 2013 e 2014, de acordo com a agência Efe.

Coroinhas

O pré-seminário é uma residência dentro do Vaticano para coroinhas que participam das missas na Basílica de São Pedro, geralmente conduzidas por sacerdotes, bispos e cardeais. Às vezes, eles também participam de liturgias papais.

Os meninos vão a escolas italianas enquanto vivem no Vaticano, uma cidade-estado soberana cercada por Roma (Itália).

Sacerdote

As reportagens apontaram que apesar das queixas aos superiores contra o adolescente, ele foi aceito no que é conhecido como um grande seminário ao se tornar adulto. Mais tarde, foi ordenado sacerdote e agora serve em uma paróquia no Norte da Itália.

Investigação

O comunicado afirmou que uma investigação inicial em 2013 havia resultado em “nenhuma confirmação adequada”. Uma nova investigação foi aberta na sequência das reportagens a fim de tentar lançar “luz sobre o que realmente aconteceu”, diz o comunicado.

Denúncias

O comunicado acrescenta que “como consequência de algumas denúncias, anônimas e não anônimas, desde 2013 foram efetuadas investigações em várias ocasiões”.

“Os fatos denunciados, que datavam de anos anteriores e nos quais estariam envolvidos alunos coetâneos entre si, alguns dos quais já não estavam presentes no instituto no momento das investigações, não encontraram uma confirmação adequada”, completa a nota.

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Mulheres são multadas em 260 dólares por usar seu véu de forma errada no Irã
Uma ativista dos direitos humanos que visitava uma prisão foi flagrada fazendo sexo com um prisioneiro
https://www.osul.com.br/o-vaticano-esta-investigando-possiveis-relacoes-sexuais-entre-menores-no-pre-seminario-um-ex-coroinha-teria-abusado-de-um-colega-de-quarto-antes-de-virar-padre/ O Vaticano está investigando possíveis relações sexuais entre menores no pré-seminário: Um ex-coroinha teria abusado de um colega de quarto antes de virar padre 2017-11-19
Deixe seu comentário
Pode te interessar