Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Os 12 adolescentes resgatados de uma caverna na Tailândia visitarão a Argentina em outubro

Compartilhe esta notícia:

Os garotos e o seu treinador foram convidados pelo Comitê Olímpico Internacional para os Jogos Olímpicos da Juventude. (Foto: Reprodução)

Os 12 adolescentes e o seu treinador de futebol resgatados após terem ficado presos por mais de duas semanas em uma caverna no Norte da Tailândia viajarão, no início de outubro, para a Argentina, onde serão realizados os Jogos Olímpicos da Juventude.

Os jovens, membros da equipe Javalis Selvagens, viajarão com suas famílias, após convite feito pelo COI (Comitê Olímpico Internacional) para o evento esportivo que será realizado em Buenos Aires do dia 6 a 18 de novembro.

“O COI convidou os meninos para o evento para mostrá-los como um exemplo de bons esportistas”, disse nesta terça-feira (25) uma porta-voz do Ministério da Cultura, responsável pela gestão de todos os assuntos relacionados aos jovens. Segundo a porta-voz, além de participar da cerimônia de abertura dos Jogos, os meninos disputarão uma partida de futebol amistosa contra outros atletas e ficarão hospedados na Vila Olímpica.

Os 12 adolescentes, com idades entre 11 e 16 anos, e o treinador, de 26, entraram na caverna no dia 23 de junho, logo depois de um treino, e foram localizados nove dias mais tarde a quatro quilômetros da entrada. Após o resgate, eles receberam homenagens no mundo do esporte, incluindo a lembrança dedicada a eles pela Fifa durante a cerimônia do prêmio The Best, realizada em Londres.

O resgate

De dois a três mergulhadores acompanharam cada um dos meninos, que usaram máscaras faciais enquanto eram guiados pelas passagens por corda, já que a visibilidade na água é pouca.

Nos trechos mais estreitos, que podem chegar a 90 centímetros de largura por 60 centímetros de altura, os mergulhadores precisaram soltar o tanque de suas costas para que passassem um de cada vez: o mergulhador, o menino e o equipamento. Cada um dos meninos usou uma máscara de mergulho, além de roupa de mergulho, botas e capacete.

Pausa

Por conta do longo trecho, a operação foi feita aos poucos e os meninos foram retirados em pequenos grupos. Após o primeiro dia, uma pausa de 10 horas foi feita para que os tanques de oxigênio fossem recarregados e os mergulhadores pudessem descansar. Os mergulhadores levaram cerca de 6 horas para chegar até o grupo, que estava isolado a cerca de 4 km da entrada da montanha.

Chuva

Uma das maiores preocupações foi a condição climática. Havia a previsão de uma tempestade que se aproximava e deveria chegar à região da caverna em alguns dias.

Para evitar novas inundações, foi feito o bombeamento constante de água para fora da montanha e, por isso, pontos antes totalmente inundados puderam ser feitos caminhando, afirmou o governador Narongsak Osatanakorn.

Equipe médica

Na saída da caverna, 30 equipes médicas ficaram de prontidão. Um helicóptero e uma ambulância esperavam próximo à caverna. Cada um dos meninos resgatados foi levado de helicóptero até a região de Chiang Rai, onde foram transferidos de ambulância para um hospital.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

A Polícia Federal instaurou o segundo inquérito para investigar o atentado contra Bolsonaro
SENGE sedia Audiência Pública para tratar do Complexo Eólico Campos Neutrais da Eletrosul
https://www.osul.com.br/os-12-adolescentes-resgatados-de-uma-caverna-na-tailandia-visitarao-a-argentina-em-outubro/ Os 12 adolescentes resgatados de uma caverna na Tailândia visitarão a Argentina em outubro 2018-09-25
Deixe seu comentário
Pode te interessar