Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Os segredos sobre o Sistema Solar podem estar escondidos em uma “minúscula lua”

Compartilhe esta notícia:

Uma renderização do artista da nave espacial New Horizons, passando por 2014 MU69, um objeto distante no cinturão Kuiper do Sistema Solar. (Foto: Divulgação)

Daqui pouco mais de um ano, uma espaçonave da Nasa (agência espacial dos Estados Unidos) visitará um minúsculo mundo à beira do sistema solar. Agora, esse objeto diminuto parece ter uma lua ainda menor, de acordo com um anúncio feito pelos cientistas em 12 de dezembro.

O objeto, conhecido como 2014 MU69, é pequeno, não tem mais de 32 quilômetros de largura, mas cientistas planetários esperam que seja um fragmento antigo e primitivo dos primeiros dias do sistema solar.

A lua, se existente, pode ter cerca de cinco quilômetros de largura, circulando a uma distância de cerca de 200 quilômetros do MU69, completando uma órbita entre cada duas a quatro semanas, estimou Marc W. Buie, astrônomo no Instituto de Pesquisa do Sudoeste, em Boulder, Colorado (EUA).

Ele advertiu que as descobertas eram provisórias. “A história pode mudar na semana que vem”, disse ele. Buie e outros que trabalham na missão New Horizons (Novos Horizontes) da Nasa forneceram uma atualização na semana passada em uma reunião da União Americana de Geofísica.

A New Horizons passou por Plutão há dois anos, enviando imagens espetaculares que revelaram um mundo com montanhas de gelo, planícies e até mesmo um oceano subterrâneo de água líquida.

O trabalho da New Horizons ainda não está terminado. Plutão é o maior objeto do Cinturão de Kuiper, um anel de restos de gelo localizado além de Netuno. Após os voos por Plutão, os gerentes da missão mudaram a trajetória da nave espacial para o MU69, localizado a 1,6 bilhão de quilômetros de Plutão.

A New Horizons passará pelo MU69 em primeiro de janeiro de 2019. O MU69 é tão pequeno que só pode ser visto pelo telescópio espacial Hubble e apenas como um fraco ponto de luz.

Alpha Centauri

Não é novidade para ninguém que a Nasa costuma ter planos de prazo extremamente longo. Mas as preparações do órgão para sua missão de exploração de Alpha Centauri vai fazer parecer que a viagem para Marte em 2030 está logo ali: embora já esteja sendo trabalhado pela JPL (o braço da NASA responsável por desenvolver suas tecnologias de propulsão), o envio de uma sonda para o sistema deve acontecer apenas em 2069.

Achou a distância de 52 anos absurda? Acredite, isso não é nada. De acordo com a revista New Scientist, a expectativa é que a chegada da sonda ao seu destino levaria 44 anos – e esse mesmo tempo para voltar, na melhor das hipóteses. Isso quer dizer, é claro, que nenhum de nós provavelmente estaria aqui para ver os resultados dessa empreitada.

O motivo para tal “demora” nos planos é bastante simples: a tecnologia necessária para tornar essa viagem realisticamente viável ainda não existe, visto que Alpha Centauri está a 4,4 anos-luz de distância. Logo, a JPL espera que, até a data prevista para o lançamento da sonda (que deve ocorrer próxima do aniversário de 100 anos do primeiro pouso tripulado na Lua), os sistemas de propulsão tenham evoluído ao ponto de alcançar 10% da velocidade da luz.

Seja como for, não há como negar que os planos dessa empreitada são incrivelmente ousados – ainda mais considerando que a NASA passa por frequentes cortes de orçamento e mudanças de foco a cada ano. Vamos torcer que esse não seja o caso para essa iniciativa.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

A ONU informa que 2015 já pode ser considerado o ano mais quente da história
Donald Trump reforça os cortes de vagas no funcionalismo dos Estados Unidos
https://www.osul.com.br/os-segredos-sobre-o-sistema-solar-podem-estar-escondidos-em-uma-minuscula-lua/ Os segredos sobre o Sistema Solar podem estar escondidos em uma “minúscula lua” 2018-01-01
Deixe seu comentário
Pode te interessar