Últimas Notícias > Capa – Caderno 1 > A Argentina investiga se houve uma explosão no local onde o submarino desapareceu

Ospa destaca Quarteto de Cordas e Clarinete na série Música no Museu

Músicos da Ospa interpretam obras de Mozart e Carl Maria Von Weber na Pinacoteca do Margs, com entrada franca. ( Foto: Maí Yandara/Especial Ospa)

Com a proposta de unir música de câmara e artes visuais, a Ospa (Orquestra Sinfônica de Porto Alegre) dá sequência à série Música no Museu com o recital do Quarteto de Cordas e Clarinete. O grupo executa obras de Wolfgang Amadeus Mozart e Carl Maria Von Weber neste domingo (12), às 16h30, na Pinacoteca do Margs (Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli).

É a primeira vez que o quinteto se apresenta pela série, parceria entre a sinfônica e o Margs. Os músicos Márcio Cecconello (violino), Robert Cruz (violino), Gabriel Policarpo (viola), Rodrigo Alquati (violoncelo) e Samuel Oliveira (clarinete) tocam em meio à exposição ‘Scheffel por Ele Mesmo’, com trabalhos de Ernesto Frederico Scheffel (1927-2015). A entrada é franca.

O programa

O ‘Quinteto em Lá Maior, K. 581’, de Mozart (1756-1791), abre o programa do recital. A obra foi escrita em 1789 para o clarinetista Anton Stadler. Por isso, também é nomeada como ‘Stadler Quintet’. Trata-se de uma das mais admiradas peças para clarinete do compositor austríaco. Depois, o grupo interpreta o ‘Quinteto em Si Bemol Maior, op. 34’, de Von Weber (1786-1826), um dos mais reconhecidos nomes do Romantismo musical alemão. A peça exige alta capacidade técnica do solista e foi composta em nome da amizade do compositor com o virtuoso clarinetista Heinrich Baermann.

A série

Lançada no ano passado, a série Música no Museu foi criada para institucionalizar a presença da música de câmara na programação da Ospa. Leva ao público repertórios para formações menos numerosas em relação à orquestra, além da produção de compositores que escrevem especificamente para essas formações. Em Porto Alegre, os encontros são promovidos uma vez por mês, em parceria com o Margs. O objetivo da série é também aproximar música, artes visuais e história em um espaço tradicional da cidade dedicado à preservação da história cultural.

Dica

Quem for ao recital pode apreciar, além da exposição ‘Scheffel por Ele Mesmo’, as mostras ‘Livros e leitores no Acervo do Margs’, ‘Planeta Vermelho – Desenhos de Fábio André Rheinheimer’, ‘Anotações à margem de uma obra: Léo Dexheimer’ e ‘Uma Possível História da Arte do Rio Grande do Sul: Clubes de Gravura e a Permanência do Suporte’.

SERVIÇO:

Quarteto de Cordas e Clarinete | Música no Museu 2017
Quando: Domingo (12), às 16h30min
Onde: Pinacoteca do Margs (Praça da Alfândega, s/n, Centro Histórico, Porto Alegre)
Entrada franca

Deixe seu comentário: