Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
24°
Partly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Palácio do Planalto se preocupa e vê tentativa de envolver Lula

Compartilhe esta notícia:

O juiz federal Sérgio Moro, responsável pela Operação Lava-Jato (Foto: Evaristo Sa/AFP)

O “núcleo duro” do Palácio do Planalto avaliou a nova fase da Operação Lava-Jato como mais uma tentativa do juiz Sérgio Moro de envolver o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em novo escândalo, um dia depois de o Supremo Tribunal Federal decidir manter na Corte todas as investigações sobre o petista. Embora o discurso oficial seja o de que Moro está “politizando” a Operação Lava-Jato, há no Planalto uma preocupação com denúncias que possam aparecer às vésperas da votação do processo de impeachment da presidenta Dilma Rousseff na Câmara dos Deputados.

No caso em questão, o “imponderável” tem nome e sobrenome: Silvio Pereira, personagem de destaque no mensalão. Conhecido como Silvinho, o ex-secretário-geral do PT era o homem que tinha em mãos o mapa dos cargos no início do primeiro mandato de Lula, em 2003, e atuava em dobradinha com o então ministro da Casa Civil, José Dirceu, preso pela Lava-Jato. Silvinho foi detido e o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares – preso no mensalão – foi alvo de condução coercitiva, obrigado a depor pela Polícia Federal. Ministros do PT que conhecem Silvinho disseram à presidenta Dilma que ele não resiste à mínima pressão e pode até “inventar” coisas para se salvar.

Para o Ministério Público, o esquema de corrupção na Petrobras é mais um braço do mensalão. Em janeiro, o delator Fernando Moura afirmou, em acordo de delação premiada, que Silvinho recebia das empreiteiras OAS e UTC Engenharia um “cala boca” de 50 mil reais mensais. Moura contou ao Ministério Público que Roberto Marques, o Bob, ex-assessor de Dirceu, pediu a ele que “protegesse” Silvinho. (AE)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Após não ser encontrado, ex-gerente da companhia de alimentos BRF se entregou à Polícia Federal
Prazo para Dilma apresentar defesa termina nesta segunda-feira
https://www.osul.com.br/palacio-do-planalto-se-preocupa-e-ve-tentativa-de-envolver-lula/ Palácio do Planalto se preocupa e vê tentativa de envolver Lula 2016-04-03
Deixe seu comentário
Pode te interessar