Sábado, 25 de Janeiro de 2020

Porto Alegre
Porto Alegre
28°
Fair

Mundo Pela primeira vez em décadas, maioria nos Estados Unidos tem visão positiva de Cuba

54% dos norte-americanos tem visão positiva sobre Cuba. (Foto: Reprodução)

Pela primeira vez em décadas, a maioria dos norte-americanos diz ter opinião positiva sobre Cuba, mostrou uma pesquisa feita pelo instituto Gallup e divulgada nessa terça-feira. Segundo o estudo, 54% dos entrevistados dizem ter uma visão favorável do país, contra 40% cuja opinião é desfavorável.

Em 1996, quando a pesquisa foi feita pela primeira vez sob o critério atual, só 10% dos participantes tinham uma boa imagem da ilha, contra 87% que tinham uma imagem negativa (o Gallup fez a enquete nos 20 anos anteriores usando outro método, e o resultado também foi negativo). Ainda em 2009, quando o presidente Barack Obama assumiu o governo dos EUA, os norte-americanos com opinião favorável a Cuba eram 29%, contra 60% com opinião desfavorável.

A mudança está sincronizada com o discurso de Obama, que desde sua eleição busca uma distensão com a ilha governada pelos irmãos Fidel e Raúl Castro e que nos últimos dois anos tomou medidas concretas para tanto. A alteração de tendência já era clara no levantamento feito em 2015, quando as visões positivas e negativas quase empatavam: 46% diziam ter imagem favorável de Havana, e 48%, desfavorável.

Em julho e agosto de 2015, os dois países reabriram as respectivas embaixadas em Havana e Washington, fechadas desde 1961. (Folhapress)

Voltar Todas de Mundo

Compartilhe esta notícia:

110 voos diários entre Estados Unidos e Cuba foram autorizados
Facebook lança plataforma para combater bullying
Deixe seu comentário
Pode te interessar