Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
23°
Partly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Pesquisa aponta vitória de partido de Angela Merkel e derrota de social-democratas

Compartilhe esta notícia:

Merkel afirmou que, até o momento, país não é sustentável. (Foto: Moritz Hager/World Economic Forum/Fotos Públicas)

A primeir pesquisa de boca de urna das eleições federais na Alemanha deste domingo (24) aponta uma vitória da CDU (União Democrata-Cristã) da chanceler Angela Merkel e uma forte derrota do SPD (Partido Social-Democrata) de Martin Schulz.

Segundo a pesquisa, divulgada pela rádio ARD, a CDU em aliança com o partido gêmeo da Bavaria CSU (União Cristão-Social), teria alcançado 32,5% dos votos, enquanto a SPD teria apenas 20% das preferências. O FDP (partido liberal) teria alcançado 10,5%, o Partido Verde 9,5% e a extrema-esquerda do Die Linke 9%.

O partido de extrema-direita, AfD (Alternativa para a Alemanha), teria ficado em terceiro lugar, com 13,5% dos votos, entrando pela primeira vez no Bundestag, o Parlamento alemão.

Os resultados apontam que Merkel será obrigada a formar um governo de coalizão com outros partidos. Um processo complicado que pode demorar meses, já que durante a campanha eleitoral todos os potenciais parceiros apresentaram dúvidas sobre querer realmente compartilhar poder com a CDU.

“Sim, perdemos”, declarou Martin Schulz discursando para seus apoiadores logo depois do voto.

Votação

A chanceler da Alemanha e candidata pela União Democrata-Cristã, Angela Merkel, votou neste domingo (24) em Berlim nas eleições gerais, enquanto seu principal adversário, Martin Schulz, líder do Partido Social-Democrata, foi às urnas em Würselen, no oeste do país.

Cerca de 61,5 milhões de alemães estão aptos a votar. O presidente da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier, que também já votou, convocou a população a comparecer às zonas de votação para cumprir com seus deveres como cidadãos. “Quem não vota deixa que outros decidam sobre o futuro do nosso país”, afirmou Steinmeier.

Debaixo de chuva, Merkel chegou pouco antes de 14h30 (9h30 em Brasília) no seu local de votação, na Universidade Humboldt de Berlim, acompanhada de seu marido, Joachim Sauer. Enquanto milhares de atletas participavam da maratona de Berlim, Merkel foi tranquilamente à cabine de votação antes de posar para dezenas de fotógrafos.

Algumas horas antes, em sua cidade natal e acompanhado da esposa, Inge, Schulz já tinha votado. O social-democrata minimizou o resultado das pesquisas e se mostrou otimista, lembrando que havia ainda um grande número de eleitores indecisos. Schulz convidou os cidadãos a votar para decidir o “futuro democrático” do país. Nas redes sociais, o também ex-presidente do parlamento europeu pedia o voto por uma “Alemanha mais justa e mais forte, e por uma Europa de paz e de solidariedade”.

Um dos primeiros candidatos a votar foi o líder do partido verde, Cem Özdemir, no multicultural bairro de Krezberg, em Berlim. As pesquisas indicam que Os Verdes terão 8% dos votos, um apoio similar ao obtido quatro anos atrás.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Dilma Rousseff será avó pela segunda vez
Em convenção nacional do PSDB, Aécio Neves prevê que Dilma não termina o mandato
https://www.osul.com.br/pesquisa-aponta-vitoria-de-partido-de-angela-merkel-e-derrota-de-social-democratas/ Pesquisa aponta vitória de partido de Angela Merkel e derrota de social-democratas 2017-09-24
Deixe seu comentário
Pode te interessar