Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
23°
Showers in the Vicinity

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Economia São Borja quer mobilizar autoridades de Santo Tomé para viabilizar aeroporto binacional

Compartilhe esta notícia:

Museu Getúlio Vargas, em São Borja. (Foto: Karine Viana/Palácio Piratini)

O prefeito de São Borja, Eduardo Bonotto, esteve nesta terça-feira (4) no município vizinho de Santo Tomé, na Argentina, para conversar com as autoridades daquela cidade a fim de buscar apoio para viabilizar o Aeroporto João Manoel, como Aeroporto binacional. Na ocasião, Bonotto quis mostrar ao intendente Victor Daniel Giraud que a região carece de um aeroporto preparado para voos comerciais.

O prefeito Eduardo esclareceu que os aeroportos em funcionamento estão distantes de São Borja e Santo Tomé, por isso, se faz necessário o investimento no Aeroporto João Manoel. Bonotto acredita que se o projeto for concretizado trará desenvolvimento regional, facilitará a logística e as relações comerciais para os dois municípios.

Bonotto solicitou que as autoridades santotomenhas busquem apoio e mobilizem as instituições do seu país, a fim de fomentar a ideia de um aeroporto binacional, utilizado por ambas cidades. Por sua vez, Bonotto e o governo municipal tentarão sensibilizar as autoridades brasileiras sobre o tema.

Brasileiros e argentinos se unem por aeroporto. (Foto: Prefeitura Municipal de São Borja)

Na segunda-feira (3), o prefeito Eduardo Bonotto esteve Porto Alegre, em audiência pública na Assembleia Legislativa, conversando com o secretário nacional da Aviação Civil, Dario Lopes. Na ocasião, o secretário Dario informou que São Borja, pela relevância no cenário internacional e local, assim como pela posição geograficamente estratégica, é uma das prioridades para o Governo Federal, estando entre os 12 municípios chaves que deverão receber o investimento.

Primeiro dos Sete Povos das Missões e Terra dos Presidentes, São Borja é uma das cidades mais importantes da histórica política brasileira. O município destaca-se como um novo pólo de oportunidades, tanto no agronegócio (sua principal base econômica) quanto nas rotas comerciais do Mercosul e no turismo.

A cidade conta com museus sobre dois ex-presidentes, Getúlio Vargas e João Goulart. O Memorial Casa João Goulart foi inaugurado em 2009, em uma casa que pertenceu à família do ex-presidente imóvel e construída em 1927, tombada como patrimônio histórico em 1994 e posteriormente doado à Prefeitura de São Borja. A restauração foi concluída com patrocínio da iniciativa privada.

O Museu Getúlio Vargas de São Borja, fundado em 17 de fevereiro de 1982 e tombado em 1994 como patrimônio cultural do Estado, teve sua restauração concluída em 2015, com projeto de restauração e ampliação patrocinado pela iniciativa privada e leis de incentivo à cultura. O casarão foi construído em 1910 e repassado ao município em 1982.

No Cemitério Jardim da Paz estão sepultados o ex-presidente da República João Goulart (Jango) e o ex-governador Leonel Brizola, além da família Vargas. Lá também estão os restos mortais do Barão de São Lucas e do republicano abolicionista Apparício Mariense da Silva.

Mais efetivo de bombeiros 

O prefeito Eduardo Bonotto encaminhou ao Secretário de Segurança Pública do Estado, Cezar Schirmer, uma reivindicação para reforçar o efetivo para o Corpo de Bombeiros de São Borja, que atualmente conta com 17 soldados.

No pedido, o prefeito Bonotto explicou a necessidade de reforçar a segurança do município, especialmente pela corporação de São Borja, ser responsável também pelo serviço em Itaqui.

Em resposta, a Secretaria de Segurança Pública e o comando da Brigada Militar, informaram que estão trabalhando para minimizar o problema e ressaltam que a partir da formatura dos novos servidores da Corporação em 2017, a prioridade para atendimento são os municípios que possuem pequeno efetivo.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Economia

Mulheres receberam salários 23% menores do que os dos homens em 2015, aponta o IBGE
O governo de Donald Trump cria dificuldades para a entrada do Brasil no grupo dos países mais ricos do mundo
https://www.osul.com.br/prefeito-quer-mobilizar-autoridades-de-santo-tome-para-viabilizar-aeroporto-binacional/ São Borja quer mobilizar autoridades de Santo Tomé para viabilizar aeroporto binacional 2017-07-05
Deixe seu comentário
Pode te interessar