Sexta-feira, 26 de abril de 2024

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Celebridades A prefeitura de uma cidade chilena desistiu de entregar um prêmio a uma atriz transexual de um filme ganhador de um Oscar

Compartilhe esta notícia:

Daniela Vega foi a primeira mulher assumidamente transexual a apresentar uma categoria no Oscar. (Foto: Reprodução)

A atriz transexual chilena Daniela Vega, estrela de “Uma Mulher Fantástica”, ganhador do Oscar de melhor filme estrangeiro no último domingo (4), não pode receber o prêmio de cidadã ilustre da sua cidade natal. O prefeito de Ñuñoa, um distrito de Santiago (Chile), disse que não poderia entregar o título porque nos documentos da atriz constam seu nome de nascimento, masculino.

“A quem estaremos entregando o prêmio? Se temos a identidade de um homem, não podemos entregá-lo a uma mulher”, disse o prefeito Andrés Zarhi, diante das câmeras de televisão, na última terça-feira (6), para quando estava marcada a cerimônia para agraciar Daniela. A atriz foi a primeira transexual a figurar entre o time de apresentadores do Oscar.

No mesmo dia previsto para a premiação em Ñuñoa, Daniela foi recebida pela presidente do Chile, Michelle Bachelet. Na saída do encontro, Daniela criticou a legislação do país, que não permite a mudança de nome no documento. “Na minha identidade tem um nome que não é meu, porque o país onde nasci não me dá a possibilidade (de mudar o nome nos documentos). O tempo vai passando e estamos esperando.”

Em 2013, Bachelet enviou ao Congresso chileno um projeto de lei de identidade de gênero, que permite a mudança do nome no documento. Mas ainda falta a aprovação do Senado. Após o encontro com Daniela, Bachelet pediu urgência para a apreciação da medida. A presidente chilena passará o comando do país a seu opositor Sebastián Piñera no próximo domingo (11).

No filme “Uma Mulher Fantástica”, Daniela interpreta a transexual Marina, que precisa encarar a conservadora sociedade chilena. Após a morte de seu companheiro, que deixou a família tradicional para ficar com ela, Marina é apontada como suspeita e proibida de ir ao funeral. A atriz de 28 anos assumiu que é trans na adolescência.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Celebridades

O ator Leonardo DiCaprio está sendo processado por não fazer a pesquisa “correta” de um personagem: os eventos do filme “O Lobo de Wall Street” seriam mentirosos e teriam causado danos
Seguidores questionam ex-marido de Fernanda Gentil sobre traição e relembram post polêmico
https://www.osul.com.br/prefeitura-chilena-desiste-de-entregar-premio-atriz-trans-de-filme-ganhador-do-oscar/ A prefeitura de uma cidade chilena desistiu de entregar um prêmio a uma atriz transexual de um filme ganhador de um Oscar 2018-03-07
Deixe seu comentário
Pode te interessar