Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
19°
Mostly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Colunistas Prescrição pode beneficiar políticos que receberam caixa 2

Compartilhe esta notícia:

Lentidão do STF poderá levar à prescrição dos crimes de caixa 2. (Foto: Divulgação)

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

O jornal o Globo deu destaque neste domingo (17), à notícia de que quase metade – de 295 citados pelos delatores da empreiteira, pelo menos 127 — ou 43% – dos políticos acusados de serem beneficiados pelo departamento de propina da Odebrecht poderão responder por um crime considerado menor: o de falsidade ideológica eleitoral, mais conhecido como caixa 2, receberam dinheiro ilícito para campanha eleitoral sem que se tenha provas de envolvimento deles em atos de corrupção. E muitos serão beneficiados pela prescrição. Os que receberam dinheiro de caixa 2 da Odebrecht para a eleição de 2006 só poderão ser denunciados até o fim de 2018. Caso contrário, o crime prescreve.

Polêmica no segundo julgamento de Lula

A sargento da reserva da Brigada Militar Flavia Cristina Abreu fez, nas redes sociais, uma declaração dirigida aos manifestantes que querem vir a Porto Alegre no dia 24 de janeiro para acompanhar o julgamento, no Tribunal Regional Federal da 4ª Região, do recurso do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, condenado em primeira instância a nove anos e seis meses de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. A condenação é relativa ao processo que investigou a compra e a reforma de um apartamento triplex em Guarujá, no litoral de São Paulo.

“Venham que aqui vocês vão ver o que é o verdadeiro sangue farroupilha. Venham mortadelas, venham muitos porque aqui não vai ter mi-mi-mi, não vai ter choro. É linha, pau, gás e bomba. É força e honra, sempre.”

A sargento da reserva passou a receber ameaças de morte dirigidas a ela e a familiares por militantes identificados com partidos de esquerda.

PTB preside a Câmara de Pelotas

O vereador Anderson Garcia (PTB) venceu, por 13 votos a 8, Antonio Peres, o Toninho do PSB, na disputa pela presidência da Câmara de Pelotas.

Essa disputa vinha afetando a disposição de muitos vereadores, em deflagrarem uma investigação sobre a recente e polêmica licitação sobre o destino do lixo de Pelotas, que envolve um contrato de R$ 51 milhões.

A chegada do Livres

O partido Livres, que começa a tomar conta “por dentro”, da estrutura do PSL (Partido Social Liberal) em todo o País, encontra resistências ainda, em Estados onde possui grande força política, como São Paulo e Minas Gerais. Embora defenda posições moderadas de direita, o Livres tem encontrado resistência junto a grupos conservadores do PSL, por defender a liberação da maconha e a adoção de filhos por casais do mesmo sexo, por exemplo.

No Rio Grande do Sul,o nome mais conhecido do PSL, que apóia a transformação em Livres, é o vereador Fábio Ostermann.

Assembleia vota esta semana empréstimo para o décimo terceiro

Já existe acordo para que a Assembleia Legislativa vote, nesta terça-feira, o projeto do executivo que autoriza o empréstimo junto ao Banrisul – garantido pelo governo do Estado – para receber o valor correspondente ao décimo terceiro salário. Os servidores que fizeram no ano passado a operação de crédito com garantia do décimo terceiro salário de 2017, terão uma surpresa: o valor não será suficiente para quitar a divida, em razão dos juros cobrados no período.

Operação suspensa para 2018

O governo, maior acionista do banco, deverá agir nos próximos dias para que o Banrisul incluía novamente no seu portfólio a operação de crédito na qual o servidor dá como garantia o décimo terceiro salário de 2018. A operação, considerada um desafogo para milhares de servidores, está no momento, suspensa pelo banco.

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Colunistas

Meirelles não está só
Clima de guerra
https://www.osul.com.br/prescricao-pode-beneficiar-politicos-que-receberam-caixa-2/ Prescrição pode beneficiar políticos que receberam caixa 2 2017-12-18
Deixe seu comentário
Pode te interessar