Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil A produção de provas ajudou a diminuir a multa e as punições aos donos da JBS

Compartilhe esta notícia:

O MPF ainda sugeriu a prisão preventiva do ex-presidente por "risco de fuga". (Foto: João Américo/PGR/MPF)

A produção de provas e o peso dos nomes que tinham para delatar foram fatores que fizeram com que as punições aos donos da JBS fossem abrandadas, segundo explicaram especialistas ouvidos pelo jornal O Globo. O acordo de delação premiada fechado pelos irmãos Joesley e Wesley Batista com o MPF (Ministério Público Federal) prevê imunidade total para eles. Os procuradores se comprometeram a nem sequer abrir um processo pelos crimes que os empresários relataram, em que expuseram centenas de políticos, funcionários públicos e ex-parceiros.

Se for o primeiro a colaborar para uma linha de investigação e não for o líder da organização, o MPF pode beneficiar o delator com a imunidade, ou seja, não vai ser oferecida a denúncia e, com isso, não haverá o processo criminal. O delator não vai ser nem acusado de crime”, explica Francisco Ortigão, professor de Prática Penal da UFRJ. “Há um mercado de informações. Quem tem a melhor informação ganha o prêmio maior.”

O acordo dos dois donos do grupo J&F (controlador da JBS e outras empresas) e de cinco executivos do conglomerado prevê ainda o pagamento de uma multa de 225 milhões de reais. O valor se refere exclusivamente à parte criminal dos delitos confessados por eles, sem contar o acordo de leniência, relativo à empresa, que ainda está sendo negociado e no qual o MPF pede o pagamento de 11,1 bilhões de reais. A JBS quer desembolsar 1 bilhão de reais. No caso da Odebrecht, a multa aos executivos ficou em 500 milhões de reais e, no acordo de leniência, foram desembolsados quase 8 bilhões de reais.

Os especialistas destacam as chamadas ações controladas, nas quais Joesley Batista produziu provas com o acompanhamento de investigadores, como um dos motivos que pesam para reduzir as punições. (Juliana Castro/AG)

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Anexar áudio de Temer sem perícia foi inaceitável, dizem peritos da Polícia Federal
Ao contrário do irmão, Wesley Batista implicou apenas um político em sua delação
https://www.osul.com.br/producao-de-provas-ajudou-diminuir-multa-e-punicoes-aos-donos-da-jbs/ A produção de provas ajudou a diminuir a multa e as punições aos donos da JBS 2017-05-20
Deixe seu comentário
Pode te interessar