Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
19°
Mostly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Relatório acusa Apple, Samsung e Sony de conivência com trabalho infantil

Compartilhe esta notícia:

Denúncia partiu da organização de direitos humanos Anistia Internacional. (Foto: Reprodução)

A organização de direitos humanos Anistia Internacional acusou as empresas Apple, Samsung e Sony, entre outras, de falhar em identificar o uso de trabalho infantil na produção dos minerais usados em seus aparelhos. Em um relatório sobre a mineração de cobalto na República Democrática do Congo, a Anistia afirma ter encontrado crianças de até 7 anos de idade trabalhando em condições perigosas.

O cobalto é componente vital para as baterias de íon-lítio. As companhias afirmaram que seguem política de tolerância zero em relação a trabalho infantil. “Companhias cujo lucro global é de 125 bilhões de dólares não podem realmente alegar incapacidade de verificar de onde vêm suas matérias-primas essenciais”, afirmou Mark Dummett, pesquisador nas áreas de negócios e direitos humanos da Anistia.

A República Democrática do Congo responde por 50% ou mais do cobalto produzido no planeta. Mineradores trabalhando por longo período neste segmento da extração mineral enfrentam problemas de saúde e risco de acidentes fatais, de acordo com a Anistia.

A organização diz que ao menos 80 mineiros morreram no subsolo congolês entre setembro de 2014 e dezembro de 2015. A Anistia também entrevistou crianças que trabalhariam nas minas do país. A Unicef estima que há cerca de 40 mil crianças trabalhando em minas no Sul da República Democrática do Congo. (BBC Brasil)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

OAB e confederações lançam manifesta contra CPMF e outros impostos
Maior plantação de maconha da América Latina para uso terapêutico é inaugurada no Chile
https://www.osul.com.br/relatorio-acusa-apple-samsung-e-sony-de-conivencia-com-trabalho-infantil/ Relatório acusa Apple, Samsung e Sony de conivência com trabalho infantil 2016-01-20
Deixe seu comentário
Pode te interessar