Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Agro Renovação na raça Crioula vai marcar final do Freio de Ouro

Compartilhe esta notícia:

Criadores e ginetes campeões vão dividir a pista de Esteio com novos nomes que já estão fazendo história. (Foto: Felipe Ulbrich/ABCCC/Divulgação)

A renovação na raça Crioula que vem sendo observada com a entrada de novos criadores, usuários e ginetes, será demonstrada na final do Freio de Ouro deste ano, que chega a sua trigésima quinta edição. Na pista do Cavalo Crioulo no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS), durante o primeiro final de semana da Expointer, tradicionais criatórios e renomados ginetes dividirão espaço com competidores emergentes que se destacaram ao longo das classificatórias e vão disputar até a última corrida o maior título da raça.

De acordo com o vice-presidente de Eventos da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), Eduardo Azevedo, o nível entre os conjuntos que estarão na final é de igualdade e isto não dá margem para eleger favoritos de antemão. “Sem dúvida esperamos um Freio de Ouro muito parelho como estamos vendo com o crescimento ano a ano. Temos muitos ginetes novos entrando e os mais consagrados se especializando cada vez mais. Temos um nível de animais com morfologia alta e andando muito bem”, observa.

Sobre a entrada de novos competidores, entre ginetes e expositores, Azevedo acredita que o fato se deve ao trabalho de expansão que vem sendo realizado pela entidade nos últimos anos, o que vem gerando interesse de novos investidores na raça. “Estes fatos demonstram o crescimento da raça. Com a entrada de novos ginetes e criadores, vamos confirmando o reflexo positivo do trabalho da ABCCC com a raça Crioula neste trabalho de expansão”, destaca.

Os jurados partilham da mesma opinião. Para Luis Rodolfo Machado, responsável pelo julgamento das fêmeas junto com Carlos Loureiro de Souza e Luiz Alberto Martins Bastos, a percepção da evolução do nível dos animais já é notado durante as classificatórias, o que dá um termômetro para a grande final. “Conforme vão ocorrendo as classificatórias vamos sentindo que o nível vem melhorando a cada ano. E este ano tivemos novidades de ginetes e expositores. Temos exemplos de ginete que vai participar pela primeira vez de uma final e já colocou quatro animais em Esteio”, ressalta.

Já André Luiz Narciso Rosa, que será um dos jurados dos machos juntamente com Mário Móglia Suñe e João Francisco Silveira da Silveira, o nível dos classificados é uniforme e os novos entrantes na raça Crioula mostram que se fazendo as escolhas corretas, pode-se alcançar o pódio. “Será uma grande final, sem favoritos com médias muito parelhas o que cria um nível muito parelho. Teremos criadores novos e afixos novos mostrando que tem muita gente investindo no Cavalo Crioulo e que a raça tem credibilidade. E investindo de maneira certa fica comprovado que é possível chegar nas finais”, afirma.

A grande final do Freio de Ouro está marcada para o período entre 24 e 27 de agosto. O circuito do Freio de Ouro 2017, organizado pela ABCCC, conta com o patrocínio de Ipiranga, Massey Ferguson e Ford. O apoio é da Supra.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Agro

Prêmio Elas do AgroRS, da Federasul, na programação oficial de eventos da Expointer
Nissan Frontier
Setor automotivo prepara atrações para a Expointer
https://www.osul.com.br/renovacao-na-raca-crioula-vai-marcar-final-do-freio-de-ouro/ Renovação na raça Crioula vai marcar final do Freio de Ouro 2017-08-14
Deixe seu comentário
Pode te interessar